A vida anda muito difícil, as vendas paradas, o comércio fraco e as pessoas isoladas. Esse cenário contém uma dose significativa de verdade. A economia realmente está enfrentando grandes dificuldades, e automaticamente as compras de certos produtos tendem a recuar. Com o advento da tecnologia e a politização de tudo, as pessoas estão cada vez mais isoladas em suas bolhas.
Mas como os vendedores estão lidando com esse cenário? De braços cruzados e enchendo nossos telefones com mensagens que jamais iremos ler. Se não vamos ler, também não vamos comprar.
Hoje, por acaso, passei por essa experiência pela enésima vez. Um assessor de alguma consultoria mandou-me uma mensagem. Recebi uma mensagem de autopresentação e fui perguntado se poderia receber uma ligação. Eu disse: sim. Só que a pessoa não ligou e mandou um texto enorme de outro número, que eu não li. E ainda me convidou para entrar em um grupo, no qual também não entrei.
No filme “O Lobo de Wall Street”, em certo momento, Jordan Belfort diz: se você está devendo ao seu senhorio, pegue o telefone e ligue. Com o avanço tecnológico, as pessoas acham que mandar um áudio ou mensagem de texto é ser disruptivo. Mas a verdade é que estão perdendo cada vez mais oportunidades.
É simples rejeitar a proposta de um áudio ou mensagem de texto. Mas o telefone é pessoal; você sente a necessidade e o interesse do seu cliente e pode ir oferecendo alternativas a ele a cada palavra que ele diz.
Vendedores precisam entender que a tecnologia deve ser uma ferramenta complementar, não a principal forma de comunicação. A abordagem passiva de enviar mensagens impessoais só contribui para o aumento da desconexão entre vendedor e cliente. A ligação telefônica, ao contrário, permite uma interação mais direta e empática, criando uma conexão verdadeira e proporcionando uma experiência de venda mais satisfatória para ambas as partes.
A chave para o sucesso nas vendas modernas é equilibrar o uso da tecnologia com toques pessoais. Um contato direto pode não só aumentar as chances de conversão, mas também construir um relacionamento de confiança e fidelidade com o cliente.
Somos humanos e necessitamos de interacoes com outros humanos. Com toda a tecnologia que temos hoje, a vida do vendedor se tornou mais fácil. Ele só precisa entregar uma boa experiência ao cliente.
Esse artigo é uma reflexão sobre vendas, mas ele se enquadra perfeitamente a todos nós.