O departamento de Recursos Humanos (RH) de uma empresa é responsável pela gestão dos funcionários, ou seja, realiza a administração dos funcionários. O RH tem um papel fundamental, vejamos quais são suas atribuições:
- Recrutamento e seleção
- Integração
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas
- Remuneração e benefícios
- Planos de carreira
- Avaliação de desempenho
- Alinhamento dos objetivos entre colaboradores e gestores
- Monitoramento de indicadores como rotatividade
Podemos pensar que ele é o coração da empresa, pois é através dele que tudo acontece. Reparou que tudo que ele faz tem alguma relação com nossa vida? Em sua vida, por exemplo, você precisa estar sempre se reciclando. Você sabe quais as tendências de mercado no setor em que trabalha? Já fez um mapa sobre quais são seus valores e objetivos? Tem um plano de carreira ou de vida? Já se perguntou se sua remuneração está alinhada aos seu objetivos?
O departamento de Recursos Humanos em uma empresa cuida do bem-estar dos funcionários e das relações interpessoais. Em nossa vida, isso se traduz em cuidar da nossa saúde física e mental e em manter relações saudáveis.
Bem-estar pessoal
Saúde Física:
Pratique exercícios regularmente, mantenha uma alimentação equilibrada e faça exames médicos periódicos. Isso não o tornará um exímio profissional, você estar bem fisicamente previne doenças e faz com que tenha mais disposição e consiga chegar mais longe em sua jornada.
Saúde Mental:
Dedique tempo para atividades relaxantes, pratique a meditação e procure ajuda profissional quando necessário. Inclusive, vai aqui uma sugestão, leitura: a leitura pode promover o desenvolvimento do cérebro, pois envolve funções superiores da mente, como decifrar, compreender, generalizar, sintetizar e propor hipóteses. Enriquecimento do vocabulário: a leitura pode ajudar a conhecer novas palavras, o que pode ser útil para se expressar ou escrever textos. Relaxamento: a leitura pode ajudar a relaxar, e um estudo da Universidade Sussex mostrou que apenas seis minutos de leitura podem diminuir em até 68% os níveis de stress dos participantes. Envelhecimento saudável: a leitura frequente pode representar um risco reduzido de declínio cognitivo para adultos mais velhos, independentemente do nível educacional.
Leia livros do mercado em que você atua, que deseja atuar e também livros clássicos ou aqueles que melhor lhe convir.