Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como se preparar para desastres naturais

A tragédia no Rio Grande do Sul alerta para a importância de estar prevenido diante de possíveis catástrofes
Vista panorâmica de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação Testemunhas de Jeová

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Os eventos climáticos ocorridos no mês de maio no Rio Grande do Sul já são considerados a maior tragédia climática da história do estado. As enchentes e os desabamentos afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas. Segundo a Defesa Civil, em 464 municípios afetados, mais de 580 mil pessoas ficaram desalojadas.

As tristes estatísticas alertam para a necessidade de estar preparado para desastres naturais. Mesmo quem acredita estar seguro em sua cidade ou região deve considerar seriamente ações preventivas, como ter um plano de fuga e preparar suprimentos de emergência com antecedência.

Veja o depoimento de Fernanda Medina, moradora da Ilha da Pintada, RS: “Quando começam as inundações, ficamos perdidos, correndo de um lado para o outro e pensando no que precisamos pegar. Mas, quando já temos tudo arrumado, não perdemos tempo. Nós tínhamos duas mochilas organizadas e saímos com elas. Em cinco minutos, a enxurrada que vimos na esquina chegou em casa e tivemos que sair correndo. Foi tudo muito rápido.”

Pensando nisso, as Testemunhas de Jeová estão divulgando a edição N.º 5 de 2017 da revista Despertai! com o tema Tragédias — O que fazer quando sua vida está em jogo. Apesar de a publicação ter sido lançada há alguns anos, as orientações são muito úteis para os dias atuais, pois detalha três passos importantes em preparação para desastres:

  • Antes — Esteja preparado!
  • Durante — Seja rápido!
  • Depois — Mantenha-se seguro!

A revista também traz uma lista de suprimentos para incluir em uma “mochila de emergência”, para usar em casa ou levar consigo caso receba um aviso de evacuação imediata.

“Estar preparado para um desastre pode diminuir muito os efeitos físicos, emocionais e espirituais após esses eventos traumáticos,” diz Júlio Ohashi, porta-voz das Testemunhas de Jeová. “Essa revista foi feita especificamente para ajudar as famílias a se sentirem menos vulneráveis diante de desastres naturais”.

Segundo cientistas da ONU, o número de pessoas afetadas por desastres aumentou 80% em oito anos e até 2030 deve haver um aumento nas catástrofes naturais ao redor do mundo — de 400 para 560 por ano. À medida que os desastres se tornam mais frequentes, é importante promover a conscientização da população para tentar diminuir os riscos causados por eles.

Uma cópia gratuita da revista Despertai! Tragédias — O que fazer quando sua vida está em jogo pode ser baixada no site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org, que possui conteúdo bíblico em 1.084 idiomas.

Link para a revista: Despertai! | Tragédias — O que fazer quando sua vida está em jogo

Porta-voz das Testemunhas de Jeová: Júlio Ohashi – Contato: Julioohashi.portavoztj@gmail.com

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

jworg

Como Testemunhas de Jeová, nos esforçamos para agir de acordo com o cristianismo que Jesus ensinou e que os apóstolos praticaram

Reportagens - 20
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade