O prefeito de Itaquaquecetuba, Delegado Eduardo Boigues (PL), candidato à reeleição, pretende, num possível segundo mandato, investir ainda mais na Segurança Pública da cidade. Para isso, lançará mão de um pacote de inovações tecnológicas que inclui o uso de IA (Inteligência Artificial). A proposta consta no plano de governo do liberal.
O objetivo de Boigues, caso vença nas urnas no domingo (6) é, também, reforçar o poder de atuação da GCM (Guarda Civil Municipal), a Força Azul, além de aumentar o contingente da tropa com a abertura de concurso público.
No primeiro mandato do delegado, Itaquá viu os índices de violência baixarem de forma significativa em relação às gestões anteriores. O prefeito acredita que os investimentos em Segurança Pública, com direito à GCM armada com fuzil, nova frota, reforma e ampliação da base da tropa e a instalação de câmeras de monitoramento, foram responsáveis pelos resultados positivos:
“Num eventual próximo mandato, teremos a oportunidade de dar continuidade ao progresso já alcançado nos últimos quatro anos, por meio de um plano de governo sólido. Defendemos a expansão de políticas públicas que já nos ofereceram dados positivos, inclusive na Segurança, mas, também, a introdução de novas iniciativas”, observa Boigues, que tem o advogado Rogério Tarento (PSD) na vice.
Uma das novidades na área de Segurança, segundo o plano de governo do delegado, é a integração do monitoramento com IA. A incorporação dos sistemas deverá diminuir o tempo de resposta a ocorrências em Itaquá, já que, a ideia de Boigues é, também, ampliar o número de câmeras em pontos estratégicos do município – além das 200 regiões já contempladas com o sistema.
Drones
O plano de governo da chapa PL/PSD ainda prevê a aquisição de mais drones para a vigilância aérea de toda Itaquá, que tem 82.622 km² e uma população estimada em 366,6 mil habitantes. O conjunto de medidas para a modernização da Segurança Publica da cidade abarca, também, a compra de mais veículos de patrulhamento equipados com tecnologia de ponta.
Regularização Fundiária e Saúde
O plano de governo de Boigues, reforça, ainda, o compromisso de vencer desafios nas áreas da Saúde e habitacional, com prioridade para a regularização fundiária.
Forca Política
Boigues e Tarento lideram a coligação “Força que Faz Itaquá Avançar”. A frente ampla abarca 13 partidos – PL, Avante, MDB, PSD, Democracia Cristã, Progressistas, PMN, PSDB / Cidadania, PSB, União Brasil, Republicanos e PMB.
Maior no Alto Tietê nas eleições municipais de 2024 e uma das maiores, também, do estado de São Paulo, o arco partidário conta com 170 candidatos a vereador.