Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cafés especiais ganham espaço na coquetelaria

Barista e parceira do BCB São Paulo explica de que forma os grãos, a extração e a moagem impactam na produção dos drinks
Cafés especiais ganham espaço na coquetelaria
Cafés especiais ganham espaço na coquetelaria

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Dados da Organização Internacional do Café (OIC) mostram que o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O ingrediente não só é utilizado na forma tradicional pura, mas também em receitas de doces, salgados e coquetéis. Para entender melhor o avanço do ingrediente no setor de bebidas, o BCB São Paulo consultou a barista Mari Mesquita, que também é parceira do evento.

De acordo com a Brainy Insights, uma empresa de pesquisa e consultoria em negócios, até 2030 o mercado de cafés especiais pode alcançar a marca de mais de US$ 150 bilhões, ou seja, uma alta de 12,32% em relação aos números registrados a partir de 2021. De acordo com a barista, existem diferentes disponibilidades genéticas em cada tipo de grão dos cafés especiais e isso influencia na produção dos drink.

“O que acho mais relevante para o setor cafeeiro, é que cada vez mais brasileiros estão escolhendo consumir cafés de qualidade superior. Levando em consideração a classificação da ABIC, vimos um salto de preferência pelos cafés especiais e, uma vez experimentado, surge uma curiosidade de consumir mais esse tipo de produto em diferentes formas de produção e isso reflete na minha escolha como barista, por exemplo, de produzir coqueteis com café. Eu vejo essa escolha crescendo e vou junto”, explica a Mari.

Além da escolha do tipo certo, existem outros cuidados para a preparação de drinks, como o método de extração e a moagem, sendo que cada detalhe impacta no resultado final. De acordo com a especialista parceira do BCB São Paulo, é interessante que aqueles que querem começar a produzir drinks com café procurem a torrefação ou a cafeteria que mais confiam para saber exatamente o que buscar para as composições. Os desafios sensoriais do ingrediente exigem atenção e uma troca maior de informação entre profissionais do café e os de coquetelaria.

“Todos os tipos de grãos têm características muito semelhantes, mas o arábica tem uma disponibilidade maior de acidez e doçura, já  o canéfora apresenta um corpo maior para a bebida e uma sensação de mais amargor. Se eu quero trazer um sabor de café e uma complexidade de aromas, vou recorrer ao arábica, mas se a intenção é produzir algo com uma nota de fundo com um aroma mais torrado, minha escolha será o canéfora. Tudo vai depender do objetivo”, conta.

Para acompanhar as tendências do universo da coquetelaria, o credenciamento para o principal evento de destilados da América Latina, confirmado para os dias 01 a 03 de julho, na Bienal do Ibirapuera, já está aberto. Para fazer o registro, destinado exclusivamente aos profissionais do setor de bebidas, é preciso acessar este link oficial.

 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
Reportagens - 5306
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade