É uma frase antiga, mas ainda hoje costumamos ouvi-la.
Me diga papai, mamãe, professor, adultos em geral, o que você pensa sobre isto?
Bem, a resposta é NÃO.
Não é bem assim que as coisas funcionam. A ciência por meio dos estudos e pesquisas nos apresenta algo que chamamos de “Marcos do desenvolvimento” e é nele que nós, profissionais da saúda e da educação, nos baseamos para avaliar o desenvolvimento de uma criança.
Cada criança pode ter sua particularidade, e isto é levado em consideração na avaliação, afinal somos criaturas únicas, mas quando estamos falando do desenvolvimento de habilidades, há sim expectativas esperadaS para cada fase da vida.
Por este motivo é importante que os responsáveis estejam atentos ao desenvolvimento de sua criança. Se perceber algo diferente, algum atraso em relação à idade, converse com o Pediatra, exponha suas dúvidas para que ele possa solicitar uma avaliação diagnóstica.
Paralelo a isto, não espere diagnóstico, laudos conclusivos para iniciar um processo de estimulação desta criança, pois quanto antes estimular, maior será a probabilidade desta criança desenvolver tais habilidades que estão em atraso.
Neuropsicopedagogo é um dos profissionais que pode te ajudar nesta tarefa, pois é um profissional que tem conhecimento do chão da escola, do desenvolvimento infantil e da alfabetização. Ele consegue identificar o que é problema pedagógico e o que não é.
Quer saber mais?
Mande uma mensagem, deixe sua pergunta que traremos novos conteúdos.
Respostas de 2
Q show Adriana muito bom ou melhor ótimo ???
Muito interessante, são coisas que tem muita importância e acaba passando despercebido