Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Será que cada criança tem seu tempo de desenvolvimento?

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

É uma frase antiga, mas ainda hoje costumamos ouvi-la.

Me diga papai, mamãe, professor, adultos em geral, o que você pensa sobre isto?

Bem, a resposta é NÃO.

Não é bem assim que as coisas funcionam. A ciência por meio dos estudos e pesquisas nos apresenta algo que chamamos de “Marcos do desenvolvimento” e é nele que nós, profissionais da saúda e da educação, nos baseamos para avaliar o desenvolvimento de uma criança.

Cada criança pode ter sua particularidade, e isto é levado em consideração na avaliação, afinal somos criaturas únicas, mas quando estamos falando do desenvolvimento de habilidades, há sim expectativas esperadaS para cada fase da vida.

Por este motivo é importante que os responsáveis estejam atentos ao desenvolvimento de sua criança. Se perceber algo diferente, algum atraso em relação à idade, converse com o Pediatra, exponha suas dúvidas para que ele possa solicitar uma avaliação diagnóstica.

Paralelo a isto, não espere diagnóstico, laudos conclusivos para iniciar um processo de estimulação desta criança, pois quanto antes estimular, maior será a probabilidade desta criança desenvolver tais habilidades que estão em atraso.

Neuropsicopedagogo é um dos profissionais que pode te ajudar nesta tarefa, pois é um profissional que tem conhecimento do chão da escola, do desenvolvimento infantil e da alfabetização. Ele consegue identificar o que é problema pedagógico e o que não é.

Quer saber mais?

Mande uma mensagem, deixe sua pergunta que traremos novos conteúdos.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colaboradora na Gazeta Regional com textos informativos, dicas e sugestões sobre o neuro desenvolvimento. Formada em Pedagogia pela UBC, é especialista em Neuropsicopedagogia, Intervenção ABA para TEA, Educação Especial, Terapia Cognitiva Comportamental. Atende crianças e adolescentes com ou sem diagnóstico de transtorno. Palestrante. Contista com participação em podcast, poetisa com textos publicados em 6 antologias, pesquisadora na Revista Internacional The Bard.

Reportagens - 3
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade