Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prefeitura de Santa Isabel alerta para incidência de enxames de abelhas

Enxames migratórios são a movimentação em grupo de abelhas durante a primavera e verão; confira orientações para sua segurança
Em situações mais graves, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do 193
Em situações mais graves, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do 193 - Foto: Reprodução

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Agropecuário e da Secretaria de Saúde, alerta a população para o período de alta incidência de enxames de abelhas.

De acordo com os técnicos, os chamados enxames migratórios são a movimentação em grupo de abelhas durante a primavera e verão. Apesar da aparente tranquilidade dos insetos, eles podem se tornar agressivos ao se sentirem ameaçados.

Em dias quentes, as abelhas intensificam suas atividades em locais urbanos, como jardins, ou residências. Seus ninhos podem ser feitos em lugares inusitados, como beirais, telhados, muros e até mesmo objetos abandonados em terrenos ou quintais.

Em situações assim, a orientação é para que a Prefeitura seja contatada, caso haja risco à população. Em caso de enxame viajante ou colmeia instalada, atenção às medidas de segurança:

• Não jogar nenhum produto sobre o enxame ou colmeia, como álcool, querosene, água ou inseticida, porque neste caso elas podem se sentir ameaçadas e ferroar;

• Retirar do local ou das proximidades pessoas apavoradas, alérgicas à picada de abelhas, crianças e animais;

• Não bater, ou tocar ou fazer movimentos bruscos e ruidosos próximos à colmeia;

• Quando constatada a presença de colmeia instalado em locais que representem risco à saúde da população, entrar em contato com o telefone da Ouvidoria Municipal – 9 5569-7622;

• Em caso de reincidência de instalação da colmeia no mesmo lugar, deve-se tomar providencias no sentido de eliminar esse abrigo, como, por exemplo, vedar frestas ou buracos por onde elas adentraram, remover materiais inservíveis (caixotes, móveis, pneus, etc) entre outros.

Em situações mais graves, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do 193.

Nunca, em hipótese alguma, realizar o manejo por conta própria!

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade