Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Curta-metragem gravado em Itaquá vence Prêmio Itaú Cultural Play

Curta "Engole o choro" (2023) filmado em Itaquaquecetuba é vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play no Festival Visões Periféricas
O projeto também tem um roteiro de longa-metragem em desenvolvimento I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

No último domingo (24), o Prêmio Itaú Cultural Play foi entregue, pela primeira vez, durante o encerramento do festival Visões Periféricas, no Rio de Janeiro. O curta-metragem “Engole o choro”, com direção de Fabio Rodrigo, foi o grande vencedor da noite.

A partir de inscritos para a edição de 2024 do Visões Periféricas, a curadoria do festival selecionou 14 filmes para a sua mostra competitiva de curtas “Fronteiras imaginárias”, que contempla participantes de todo o Brasil. Destes, a equipe do prêmio Itaú Cultural Play selecionou o filme vencedor da premiação, considerando critérios de relevância artística e singularidade.

Para a curadoria da IC Play, a obra vencedora é um retrato particular das relações humanas e familiares, passando por questões da masculinidade e do afeto, sem cair em soluções fáceis. Destacam ainda um especial cuidado na caracterização dos personagens e da ambientação, somados às atuações e realização.

Criado para reconhecer quem faz arte e cultura brasileiras por meio do audiovisual, a premiação promove narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade do país. Com o objetivo de aproximar o público de uma produção que se conecta ao olhar curatorial da plataforma – baseado em valores como diversidade regional, de gênero e de raça, singularidade, relevância temática e qualidade artística –, a premiação conta com parceiros que compartilham dessa visão inclusiva, contribuindo para o fortalecimento do cenário audiovisual.

Sobre o filme vencedor

Com Cellia Nascimento, Oda Silva e Renato Novaes no elenco e direção e roteiro de Fabio Rodrigo, direção de produção Rodrigo Nobre, “Engole o choro” (2023) foi realizado de forma integral no município de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo (SP). O filme produzido com recursos do edital Proac de 2021, já passou por importantes festivais e mostras de cinema do Brasil, como a Premiere Brasil Festival do Rio, onde fez sua estreia, a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Visões Periféricas.

O projeto, que é fruto da pesquisa sobre masculinidade preta e periférica do autor, também tem um roteiro de longa-metragem em desenvolvimento. O roteiro do longa foi selecionado para o BrLab em 2023 e para a Incubadora Paradiso neste ano, e busca financiamento para ser filmado na região em 2025.

Vale destacar que Fabio Rodrigo faz parte do time de diretores da série Histórias (Im)possíveis (2023) e da segunda temporada da série Os Outros (2023), ambas da TV Globo, e integrou a sala de roteiro de Santo Maldito (2023) do Star Plus. Dirigiu também, ao lado de Caroline Neves, o filme Lúcida (2016), premiado como Melhor Curta-metragem do Festival de Cinema de Gramado pelo júri da crítica. Em 2018, recebeu o prêmio de Melhor Diretor no mesmo festival por Kairo (2018) e com Entre nós e o mundo (2020) recebeu os prêmios de melhor direção, melhor montagem, prêmio especial do júri e melhor curta pela crítica em Gramado, além de figurar entre os 10 melhores do Brasil pela Abracine (Associação Brasileira de críticos de cinema).

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade