Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Condemat+ pede apoio do Governo do Estado para projetos ambientais na região

Diretoria do consórcio solicitou agilidade na emissão de licenças pela Cetesb e para análise das propostas dos Rios Vivos
A próxima reunião do grupo de trabalho está prevista para a primeira quinzena de abril e será realizada na região
A próxima reunião do grupo de trabalho está prevista para a primeira quinzena de abril e será realizada na região - Foto: Divulgação/PMA

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) solicitou apoio do Governo do Estado junto à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para a emissão das licenças ambientais necessárias para execução dos projetos aprovados pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) na região. O tema foi debatido na oitava reunião de trabalho com a diretoria do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), promovida nesta terça-feira (27), na Capital.

No encontro, o consórcio pediu ainda agilidade nas liberações dos projetos apresentados pelas cidades para o Programa Rios Vivos, iniciativa do órgão estadual que busca revitalizar os corpos d’águas das cidades paulistas.

O presidente do Condemat+, Vanderlon Gomes (PL), prefeito de Salesópolis, destacou que a parceria com o Estado é importante para buscar soluções conjuntas e aprimorar os processos.

“Gostaríamos de pedir o apoio, principalmente relacionado ao programa Rios Vivos, pois algumas prefeituras reportaram que, infelizmente, não avançou do jeito que estávamos esperando para fazer as contratações e começar essas obras, em especial de desassoreamento. Também pedimos o suporte do Estado para dar celeridade junto à Cetesb para conseguir os licenciamentos ambientais necessários para os empreendimentos que foram aprovados no Fehidro”, indicou.

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP), ressaltou a importância das obras de desassoreamento do rio Tietê que contemplam a cidade. “Itaquaquecetuba não está sofrendo tanto quanto no ano passado, apesar das chuvas serem intensas. Estamos felizes que o município vai contratar uma empresa especializada para fazer os estudos de macrodrenagem com recursos do Fehidro e concomitante vamos acompanhar o estudo do Condemat+. Isso dará um norte para evitar ainda mais as enchentes na cidade”, esclareceu.

A superintendente do DAEE, Mara Ramos, reforçou a importância do trabalho desenvolvido próximo das cidades. “A gente percebe um grupo organizado que conhece as demandas e as necessidades da região, e que está trabalhando”, disse.

A parceria entre o consórcio e o órgão estadual foi firmada no início do ano passado e já rendeu resultados para região, como obras na Represa da Penha, em São Paulo, que impactaram no escoamento das águas da área, assim como a conquista do desassoreamento do rio Tietê, iniciado em dezembro de 2023, depois de articulação do Condemat+ junto ao Governo do Estado. As intervenções contribuem para evitar enchentes nos territórios cortados pelo rio e melhoram a qualidade da água.

A próxima reunião do grupo de trabalho está prevista para a primeira quinzena de abril e será realizada na região.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade