Todos os dias, antes mesmo da população iniciar sua rotina, centenas de trabalhadores já desempenham uma missão fundamental para o funcionamento das cidades. São os coletores de lixo, profissionais que transformam um serviço muitas vezes ignorado em uma garantia de saúde pública, preservação ambiental e qualidade de vida.
No Alto Tietê, a dimensão dessa responsabilidade impressiona. Milhares de toneladas de resíduos são retiradas mensalmente das ruas, evitando que o descarte inadequado provoque problemas que vão da proliferação de doenças a impactos ambientais severos.
Apesar da relevância da atividade, os coletores enfrentam um paradoxo comum: são essenciais, mas frequentemente invisíveis aos olhos da sociedade. Poucos percebem o esforço físico exigido, os quilômetros percorridos diariamente ou os riscos enfrentados a cada jornada — objetos cortantes, materiais perigosos e exposição constante às intempéries.
>> Entre no nosso canal do WhatsApp – clique aqui
O Mês do Meio Ambiente é uma oportunidade para refletirmos não só sobre reciclagem e consumo consciente, mas também sobre quem atua diretamente na gestão dos resíduos que todos produzimos. Valorizar esses profissionais é reconhecer que a sustentabilidade não se constrói só com discursos, mas com trabalho diário.
Cabe também à população fazer sua parte: o descarte correto e o cuidado ao embalar materiais perfurocortantes contribuem para a segurança dos coletores.
Mais do que recolher lixo, os coletores ajudam a manter a saúde das cidades e merecem a nossa valorização, todos os dias.