No dia 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças, e a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) espera uma alta entre 5% e 10% nas vendas de presentes em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os brinquedos devem liderar a lista de presentes, mas o dia também movimenta os setores de vestuário e calçados.
A data é uma das principais do calendário comercial do segundo semestre e um importante indicador de como serão as vendas do fim do ano. Segundo a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, neste ano, o tíquete médio dos presentes deve ficar em torno de R$ 150,00.
“Esperamos um movimento importante nos centros comerciais da cidade, especialmente, no fim de semana, período em que as pessoas já receberam o pagamento. Neste ano, por causa da inflação, o preço dos produtos foi impactado, mas os comerciantes estão otimistas com os resultados”, avaliou.
Para a empresária Silvia Cury Franco, proprietária de uma loja de brinquedos, o movimento deve se intensificar nos dias que antecedem a data.
“Vamos abrir no domingo e também no dia 12, para atender as pessoas que buscam os presentes na última hora. Neste ano, o estoque está reforçado com opções desde brinquedos mais em conta até os mais elaborados”, destacou.
A comerciante explicou que o período de pandemia refletiu na escolha dos presentes para o Dia das Crianças deste ano.
“Os brinquedos mais vendidos são os jogos de tabuleiro e os educativos. Durante a pandemia, com as aulas remotas, muitas crianças foram alfabetizadas dentro de casa, o que motivou a compra de produtos educativos que se mantém até agora. As bonecas e as pistas de carrinhos também são muito procuradas”, acrescentou.