Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Única com Escola Técnica Municipal no Alto Tietê, Arujá celebra avanços

Escola 4.0 comemora 1 ano com aumento de 200% no número de cursos de qualificação profissional
O prefeito fez questão de celebrar o aniversário de 1 ano da Escola Técnica Municipal / Foto: Divulgação/PMA

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na quarta-feira (4), a Escola Técnica Municipal 4.0 de Arujá recebeu a celebração de um ano da inauguração do equipamento público. Pensado para capacitar os arujaenses, o espaço facilita a entrada dos cidadãos no mercado de trabalho e fomenta a geração de emprego e renda. 

Com base na demanda das indústrias locais, captada logo no início do 1º ano da atual gestão, foram disponibilizados cursos de diversos segmentos, visando reter a mão de obra no município e esse trabalho já rende frutos pois, recentemente, Arujá bateu o recorde de Carteiras de Trabalho assinadas, com mais de 30 mil empregos formais gerados. E não para por aí; só de 2021 até os dias de hoje foram mais de 4 mil postos de trabalho gerados. 

Seguindo o propósito de qualificar arujaenses e, ao mesmo tempo, abastecer com mão de obra empresas e comércios locais, a Prefeitura de Arujá disponibiliza, por meio de parcerias com o Senai e o Sebrae, cursos de tecnologia e empreendedorismo, como: Power BI, Excel, Robótica, Auto Cad 3D, Ferramentas Online para Novos Empreendedores, Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem, entre outros. 

O prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr Camargo, falou sobre o desafio de mapear as necessidades das indústrias e aplicar políticas públicas que mudassem o cenário: “Desde 2015, quando começamos a entender um pouco mais os problemas da cidade, íamos nas indústrias e víamos que a mão de obra era sempre de fora de Arujá. No início da gestão, eu, com o José Carlos (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico), visitamos 70 empresas para entendermos o porquê delas não contratarem mão de obra local e a resposta era uma só ‘falta de capacitação’. Por isso, é importante que cada um que está aqui fazendo estes cursos saiba o motivo de estar aqui estudando, pois implementamos a Escola 4.0 visando isso”, frisou. 

Desde que começou a funcionar, de segunda a sexta-feira, a Escola 4.0, localizada na Avenida João Manoel, 393, Centro, aumentou em sete vezes a quantidade de alunos por dia (eram cerca de 25 há cinco meses atrás e, atualmente, são, em média, 175 diariamente). Vale destacar ainda que houve um aumento em larga escala no número de turmas e cursos, sendo que antes eram 12 turmas e hoje são 55, bem como antes eram 10 cursos e hoje são 30, ou seja, um aumento de 200% no número de cursos.

E os números não param de subir. Do início das operações, em 2 de setembro, ao aniversário do equipamento público, já foram diplomados mais de 830 alunos e, segundo a administração municipal, há a expectativa de que até o final deste ano (2023) o número de formados chegue a 1,5 mil, gerando assim mão de obra às empresas, que não precisam mais buscar candidatos em municípios vizinhos.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade