Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Suzano é a primeira cidade do Brasil a elaborar projeto de investimento na primeira infância

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), recebeu nesta terça-feira (24) um projeto inédito que visa destinar orçamento público para ações junto às crianças de zero a seis anos de idade.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Proposta orçamentária será apresentada à Câmara Municipal junto ao Plano Plurianual (2022-2025) nos próximos dias

Da Redação / Foto: Paulo Pavione | Secom Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), recebeu nesta terça-feira (24) um projeto inédito que visa destinar orçamento público para ações junto às crianças de zero a seis anos de idade. O documento prevê novos investimentos neste segmento e deverá compor o Plano Plurianual 2022-2025, a ser apresentado nos próximos dias para o Legislativo, para avaliação e tramitação. Com isso, a cidade se torna pioneira no Brasil na destinação específica de recursos para a assistência da primeira infância.

Elaborado pela prefeitura com assessoria técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o planejamento teve à frente os secretários municipais de Educação, Leandro Bassini; de Saúde, Pedro Ishi; de Planejamento e Finanças, Itamar Viana; e de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo. Na ocasião, as autoridades entregaram a proposta orçamentária ao chefe do Executivo.

A medida prevê um planejamento orçamentário específico que cobre diversos aspectos, que vão desde a construção de creches às políticas públicas de apoio às gestantes, em uma abordagem ampla e multidisciplinar. É uma ação pioneira no País, tendo sido o primeiro projeto deste tipo a ser concluído por um município. Para isso, os agentes municipais receberam assessoria técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal ao longo de dois meses, para alinhar e desenvolver este orçamento, tornando a proposta em uma realidade.

De acordo com o titular da pasta de Educação, Leandro Bassini, a iniciativa é inovadora por reconhecer a importância dos primeiros anos de formação das crianças e se debruçar sobre os recursos públicos para proporcionar todo o devido apoio nos próximos anos. “Este período de vida é o alicerce da formação delas, a base de todo o desenvolvimento social e humano que vão desenvolver. Investir na primeira infância significa investir em futuros cidadãos, oferecer a eles melhores condições de vida”, explicou.

Como parte do próximo passo, o documento será apresentado à Câmara Municipal de Suzano junto ao Plano Plurianual (2022-2025) nos próximos dias, para que sejam realizadas as devidas avaliações e tramitações.

“Este é um trabalho extremamente importante, tanto do ponto de vista simbólico, com o posicionamento pioneiro no Brasil, como do modo operacional, por pensar em nossas crianças suzanenses neste processo de planejamento para os próximos anos. Uma das principais metas da https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal para o futuro é a construção de um Plano Municipal da Primeira Infância, ainda em elaboração. Por conta disso, o projeto é fundamental para impulsionar as políticas públicas de assistência às crianças de zero a seis anos de idade”, concluiu Ashiuchi.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade