Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Suzano completa 40 dias de ações contínuas de prevenção à dengue

Entre as ações estão: a nebulização, projeto ‘Aedes do Bem’, decretação do estado de emergência e início da vacinação
Até esta quinta-feira, 3.796 crianças haviam recebido a primeira dose do imunizante I Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Secretaria de Saúde de Suzano completa nesta sexta-feira (08) o 40º dia de ações contínuas de prevenção à dengue. Durante o período, a prefeitura se mobilizou para reduzir a transmissão da doença com a intensificação da nebulização em bairros com maior incidência de casos; a implantação do projeto “Aedes do Bem”; a decretação do estado de emergência e a vacinação, que está sendo ofertada em 12 postos de saúde e escolas municipais.

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti a partir da nebulização, equipes da administração municipal começaram a circular, entre 29 e 31 de janeiro, no bairro Jardim Varan, com o veículo que espalha a névoa de inseticida. Logo depois, o serviço se estendeu à Vila Amorim, onde a ação permaneceu por mais três dias, entre 1º e 3 de fevereiro. Nos dias seguintes também foram contemplados, entre outras localidades, o Jardim Revista, o Jardim Monte Cristo e a Vila Urupês, e, novamente, a Vila Amorim durante o começo desta semana. Para intensificar a ação, a pasta vai utilizar dois automóveis.

Veículo espalha a névoa de inseticida I Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Em 6 de fevereiro, Suzano promoveu a implantação do projeto “Aedes do Bem” no Jardim Varan, realizado em parceria com a empresa Prime Soluções Ambientais, por meio da tecnologia Oxitec. Foram instaladas 90 caixas contendo ovos dos mosquitos machos autolimitantes, que não picam e não transmitem doenças, com o objetivo de diminuir a população de Aedes aegypti local por meio do cruzamento com as fêmeas, que são responsáveis pela transmissão da dengue.

Ação visa diminuir a população de Aedes aegypti local por meio do cruzamento com as fêmeas I Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Uma semana depois (14) foi publicado na Imprensa Oficial o Decreto nº 10.019, que declarou “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico” para reforçar as medidas necessárias de contenção da transmissão. O documento também teve o objetivo de intensificar a mobilização da população nas ações de combate ao mosquito, principalmente em relação à eliminação de água parada nos recipientes, levando-se em consideração que, neste período de verão, as condições climáticas propiciam as situações ideais e favorecem a proliferação do vetor.

Já em 20 de fevereiro, a Prefeitura de Suzano deu início à vacinação contra a dengue nos 24 postos da rede pública municipal. As doses do imunizante QDenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, foram retiradas um dia antes (19/02), no Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado em Mogi das Cruzes, para serem administradas em 8.409 crianças de 10 e 11 anos. No sábado seguinte (24/02), foi promovida uma ação especial para ofertar o imunizante no Parque Municipal Max Feffer, na Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Nakamura e no Hipermercado D’avó. A campanha de vacinação contra a dengue também foi estendida para as escolas municipais. 

Buscando promover o máximo de imunização possível do público-alvo com a primeira dose, a campanha de vacinação foi estendida para as escolas municipais, além da aplicação nas unidades de saúde terem sido concentradas nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs):

  • Alzira Pereira Mayer, no Jardim Alterópolis;
  • Vereador Octacilio de Carvalho Schiavi, no Jardim Dona Benta;
  • José Mariano de Souza Coutinho Júnior, no Jardim Colorado;
  • Maria de Lourdes Cardoso Mathias, no Jardim Vitória;
  • Prefeito Alberto Nunes Martins (CS II), no Jardim Paulista;
  • Prof. João Olimpio Neto, no Jardim Casa Branca; Palmeiras e Jardim Tabamarajoara.

Assim como nas seguintes USFs:

  • Dr. Eduardo Nakamura, no Miguel Badra Baixo;
  • Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José;
  • Onésia Benedita Miguel, do Jardim Suzanópolis;
  • Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim.

Os endereços e telefones das unidades podem ser conferidos por meio do link bit.ly/EnderecosUBS.

O secretário Diego Ferreira afirmou que a pasta desenvolve estratégias diversas para reduzir a transmissão da doença no município. “Buscamos diferentes alternativas, desde as mais tradicionais, como a nebulização, até as mais inovadoras, como o ‘Aedes do Bem’. Temos disponibilizado ainda as vacinas em diversas unidades de saúde e nas escolas municipais, para contemplar as crianças de 10 e 11 anos. Nosso objetivo é preservar a população com o trabalho que tem sido desenvolvido em todas as regiões do município”, declarou Ferreira.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou que a prefeitura não tem medido esforços para garantir a proteção dos moradores. “Estamos completando 40 dias de atividades ininterruptas de combate à dengue. Intensificamos nossas ações ainda em janeiro e vimos uma mobilização expressiva ao longo de fevereiro, que seguirá neste mês com a atuação das nossas equipes e apoio da população. As medidas que estão sendo adotadas mostram o cuidado que estamos tendo para lidar com essa situação”, destacou Ashiuchi.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade