Nascido e criado em Suzano, Said Raful (PSD) não é apenas mais uma figura política. É um representante do povo de sua cidade. O pré-candidato a vice-prefeito, ao lado de Pedro Ishi (PL), coleciona experiências em gestão municipal, adquiridas como vereador, secretário de Governo na primeira gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e assessor parlamentar do deputado estadual e hoje presidente da Alesp, André do Prado, e do deputado federal, Marcio Alvino – ambos do PL.
Casado com Eloisa Franco Cirino há 15 anos, pai de Gael e Estela, Said é de uma família tradicional na política suzanense. Seu tio-avô, Firmino José da Costa, já foi prefeito da cidade, e seu tio, Ciro Raful, foi vice-prefeito e vereador do município. Desde 2004, ano em que se candidatou para vereador pela primeira vez, o pré-candidato dá continuidade ao legado de seus familiares.
Segundo ele, a escolha de seu nome para disputar as eleições foi um consenso entre o grupo do atual prefeito Ashiuchi, e outros fatores. Entre eles, o apoio de Marcio Alvino e André do Prado, a opinião positiva do ex-deputado Estevam Galvão, a aliança com o PSD e a sua experiência, que pode agregar bastante à campanha de Ishi.
“Eu participo da política de Suzano desde muito novo, vivo o dia a dia da cidade desde sempre. Então, ter esse conhecimento que a gente tem sobre o município, conhecer as pessoas que vivem aqui, suas demandas e a experiência que eu tenho dentro da administração irão ajudar muito.”
Ex-adversário
Em 2016, Raful foi adversário de Rodrigo Ashiuchi nas eleições para prefeito. Questionado sobre o que o fez se aliar ao grupo de seu antigo oponente, ele explica que o trabalho do atual prefeito foi fator determinante para que mudasse de ideia.
“Tem uma Suzano antes do Rodrigo e essa Suzano após o Rodrigo. Eu saí candidato a prefeito porque a gente via que a cidade carecia de um líder. Quando o Ashiuchi assume a administração da cidade e mostra que Suzano tem caminho, pode avançar e vira a chave da história da cidade, para mim não há necessidade de substituir aquele que está fazendo um excelente trabalho. Ocupar hoje esse espaço de vice na chapa indicada pelo prefeito, para mim é um orgulho.”
Diante disso, Said Raful faz questão de reforçar o seu compromisso e responsabilidade para com todos: dar continuidade no governo e projeto que Ashiuchi tem para a cidade. “Eu acredito que tanto eu, como o Pedro Ishi, temos tudo para conseguir dar continuidade com muita segurança no trabalho que o Rodrigo desenvolveu na cidade, isso é responsabilidade nossa também.”