Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Saiba quais as primeiras cidades a terem vacina contra a dengue

Os municípios do Alto Tietê, e a cidade de Guarulhos, serão os primeiros a receberem o imunizante no estado de São Paulo
Vacina Qdenga - Foto: Reprodução/EPTV

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Governo Federal anunciou nesta manhã (25) as primeiras cidades que receberão as doses da vacina contra a dengue. A aplicação acontecerá a partir de fevereiro.

Ao todo, 521 municípios serão contemplados com a vacina. O Ministério da Saúde divulgou que 16 estados, mais o Distrito Federal, terão o imunizante para combater a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

No estado de São Paulo, os primeiros municípios contemplados com a vacina Qdenga serão todos os do Alto Tietê juntamente com a cidade de Guarulhos.

Imagem: Reprodução/Site da CBN

Segundo informações da rádio CBN, “os municípios escolhidos têm mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da doença e predominância do sorotipo dois”.

Conforme especificado na bula, o imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos. Como toda vacina de vírus vivo, a Qdenga é contraindicada para gestantes e mulheres que estão amamentando, além de pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas e indivíduos que tiveram reação de hipersensibilidade à dose anterior. Mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar devem ser orientadas a usar métodos contraceptivos por um período de 30 dias após a vacinação. 

“Chegou ao Brasil nesse sábado (20) a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que será disponibilizada pelo SUS. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas pela farmacêutica Takeda sem cobrança ao Ministério da Saúde. Uma segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024 – 5,2 milhões de doses – que, de acordo com a previsão informada pela empresa, serão entregues ao longo do ano, até novembro”, informa o Ministério da Saúde.

“Diante da capacidade limitada de fabricação de doses da vacina, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas em 2024, já que o imunizante precisa de duas soses, com intervalo mínimo de três meses”, completa.

O esquema de vacinação é o seguinte: duas doses em um intervalo de três meses entre elas. O público prioritário são crianças e adolescentes, entre dez e 14 anos de idade; A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nesse momento, ainda não aprovou a vacina Qdenga para idosos.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade