Seja ao caminhar por uma curta trilha autoguiada ou navegar por quilômetros de águas calmas e cristalinas, o Parque das Neblinas, área de reserva ambiental da empresa Suzano localizado entre as cidades de Mogi das Cruzes e Bertioga, é um convite à reconexão com a natureza e contemplar as belezas naturais da Mata Atlântica.
Criado em 2004, o parque contem 7 mil hectares de área e possui mais de 1200 espécies de fauna e flora identificadas. Em média, são 4 mil visitantes por ano. Chegar já é um atrativo. A estrada de acesso que parte do centro do distrito de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, já apresenta ao visitante a riqueza natural e introduz às atividades de contato com o bioma local.
São cinco trilhas autoguiadas disponíveis que variam de 30 minutos a quatro horas de percurso, e percorrem diversas áreas do parque nas quais o visitante tem contato direto com plantas nativas da região da Serra do Mar. Há previsão de inauguração de mais uma trilha em breve, ampliando as possibilidades para se apreciar as belezas locais.
De acordo com a analista ambiental Cleia Araújo, a experiência de caminhar junto à natureza é revigorante. Além disso, ela explica que a experiência de visitação ao parque vai além do simples ato de passear em meio à natureza.
“Mesmo nas trilhas autoguiadas, a gente tem uma equipe para recepcionar, para orientar e passar um pouco mais conhecimento para as pessoas e, também, um pouco mais de segurança”, revela.
O Parque das Neblinas oferece, também, a oportunidade de realizar trilhas monitoradas, com um guia local que oferece todo o suporte e informação. Com a contratação do serviço, é possível ainda percorrer a Trilha do Mirante, que brinda àqueles dispostos a superar os 11 quilômetros de percurso com uma linda vista da orla do litoral de Bertioga. Outra opção é a Trilha da Pedra Riscada, com 10 quilômetros de caminhada, que presenteia o visitante com duas áreas propícias ao banho como recompensa pelo desafio. Para contratar guias das trilhas monitoradas, o parque condiciona a formação de um grupo mínimo de cinco pessoas.
Além de caminhada, a visita pode proporcionar outras atividades em meio à natureza, como pedalar pelas trilhas e estradas do parque. Seja com a bicicleta própria ou alugada por uma empresa parceira, a prática do ecociclismo tornou-se mais um atrativo.
Águas Cristalinas
Tão límpidas que é possível bebê-las diretamente de seu curso, as águas calmas do Rio Itatinga atravessam pela área de reserva e possibilitam uma experiência deslumbrante. Ao fim da trilha da Cachoeira do Sertão, uma área destinada para o banho no rio refresca o corpo e o espírito do visitante. Mas é o passeio de canoagem contemplativa ao longo do Itatinga que faz os olhos saltarem às belezas da vegetação nativa da Serra do Mar.
Para uma experiência completa, o Parque das Neblinas conta ainda com uma área destinada ao acampamento. Cleia Araújo explica que o espaço foi pensado para ter o mínimo impacto possível ao meio ambiente. A analista ambiental revela ainda o valor de estar envolvida com a preservação da natureza e de poder oferecer esse contato a quem não está muito acostumado. “É recompensador você saber que você está trabalhando por algo que faz diferença na vida das pessoas que promove um bem-estar; que tem uma importância muito grande”, considera.
O Parque das Neblinas fica na Rodovia Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, Km 85, e funciona de terça a domingo. Para visitar o parque é necessário realizar agendamento prévio. Os valores da visita partem de R$ 45,00 (trilha autoguiada). Para fazer sua reserva ou consultar todos os valores, entre em contato pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelo telefone 11 4724-0555. Mais informações, acesse: https://abre.ai/eTMS.
Confira mais imagens do local: