Larissa Ashiuchi agora é responsável pela Diretoria de Praças, Parques e Jardins da Prefeitura de Suzano
Da Redação / Foto: Irineu Junior – Divulgação
A primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, assumiu a Diretoria de Praças, Parques e Jardins e agora é a responsável pela https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração do Viveiro Municipal Tomoe Uemura. A expectativa é de que o espaço receba uma série de novidades a partir dos próximos meses, incluindo feiras de adoção de animais e um novo orquidário.
Larissa compartilhou na quinta-feira (14) detalhes sobre a coordenação do local, que conta também com o Play Pet anexo à unidade. “A ideia é aproximar cada vez mais a população deste espaço, que possui uma estrutura completa voltada às ações em prol do meio ambiente. Planejamos instalar um novo orquidário nos próximos meses, a fim de que se torne mais um ambiente harmonioso para visitação, contemplação e, assim que possível, também para cursos de jardinagem e outras atividades”, destacou.
Além do orquidário, o Viveiro Municipal também deve receber uma estufa de flores, com espécies nativas da região. “Suzano leva o título de Cidade das Flores. O objetivo é reforçar esta reputação, que é um grande orgulho para todos nós. Os visitantes poderão conhecer melhor as espécies, e assim incentivamos o cultivo de flores, zelando pelo cuidado ambiental e colorindo o dia de quem visitar a estufa”, comentou.
A expectativa é de que as ações do projeto “Disk Árvore” e de arborização sejam intensificadas, em parceria com a população. “O ‘Disk Árvore’ é um projeto permanente que oferece ao munícipe o plantio de mudas em frente a sua residência ou na calçada, caso haja interesse, conforme parâmetros técnicos e análise sobre a espécie mais indicada para o local. O trabalho é realizado por nós, mas o cuidado com a árvore e a sua manutenção caberão ao cidadão que solicitar a muda. O número do ‘Disk Árvore’ é o mesmo do Viveiro Municipal, (11) 4749-3943”. Outra atividade é a doação de mudas de flores. Para participar de ambos os projetos gratuitos, basta se cadastrar apresentando um documento original com foto e comprovante de endereço.
A campanha de arrecadação de vasos também será retomada. “A intenção é arrecadar vasos que possam abrigar as mudas que estão sendo cultivadas no Viveiro Municipal e que, posteriormente, serão oferecidas de graça à população suzanense. É um ciclo que se regenera. Isso permite a continuidade da oferta de plantas. Contamos com a participação de todas as pessoas que têm vasos vazios em casa. É só levar até o Viveiro”, sugeriu.
Animais
A primeira-dama também planeja executar ações em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, com o Saspe (Serviço de Ação Social e Projetos Especiais) e com o setor de bem-estar animal. “Queremos intensificar as atividades do Play Pet, promovendo novos concursos e feiras de adoção de animais domésticos. Inclusive, já temos duas cadelas para adoção: Drika, de 2 anos, e Laila, de 8. São animais resgatados, assim como outros bichinhos cuidados pelo Viveiro. Atualmente, contamos com tartarugas, peixes, pavões, calopsitas, galinhas e coelhos que deixam o espaço cada dia mais bonito e alegre”.
Aliás, a equipe planeja ampliar a área de cuidado com os coelhos. “Assim que possível, queremos inaugurar a ala ‘Toca do Coelho’ para que crianças e adultos possam visitar os animais e acompanhar de perto a rotina de cuidados”, finalizou Larissa.
O Viveiro Municipal Tomoe Uemura está localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, e fica aberto todos os dias, das 8 às 17 horas. Em razão das restrições previstas na Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a visitação do público está limitada a 40% da capacidade do local.