Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

‘Nossa Senhora’ e histórias de fiéis, que a celebram no dia 12 de outubro

A rota da luz foi criada pelo Governo de São Paulo em 2016
Fé em Aparecida movimenta a Rota da Luz, em Mogi / Foto: Bruno Arib

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Um alento espiritual, uma prova de devoção à santa ou um propósito de vida, como é o caso do caminhoneiro Gabriel Tolezano, é o que leva uma pessoa a investir tempo e disposição física para ir a pé, percorrendo quilômetros e quilômetros de distância, até o Santuário de ‘Nossa Senhora Aparecida’, no Vale do Paraíba.

Seja em grupos ou individualmente, dezenas de pessoas fazem essa peregrinação nesse mês do ano, justamente quando se comemora o Dia de ‘Nossa Senhora Aparecida’ (dia 12). Gabriel Tolezano, 40 anos, por exemplo, saiu de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, com seu amigo Thiago Del Santo, para cumprir seu propósito. 

“Sou devoto de Aparecida já faz 20 anos por conta da minha finada avó. Aprendi a gostar de ‘Nossa Senhora’ porque minha vó sempre usou o nome de ‘Nossa Senhora’ para tratar das noites mal dormidas dela, devido à preocupação com filhos etc”, disse. “Já tem alguns anos que tenho vontade de ir a Aparecida. Juntando a isso, nasceu meu filho Gael, no dia 15 de outubro do ano passado, e resolvi batizá-lo na Basílica [em Aparecida]. Para me motivar, estou trazendo cartas de várias pessoas que gostam de mim [as quais não podem ir até Aparecida], mas que têm várias aflições no coração, e isso vai dando motivação para gente”, contou.

A GAZETA estava no Distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, para fazer uma reportagem sobre a Rota da Luz – caminho alternativo utilizado pelos romeiros, em relação à Rodovia Presidente Dutra, para ir até Aparecida –, quando avistou o rapaz. Tolezani e seu amigo já haviam andado 70 quilômetros de Ribeirão Pires a Mogi.

“É muito difícil andar 70 km como a gente já andou, mas é isso que faz com que as aflições sejam tratadas. É a força das pessoas, de quem acredita; venho, aqui, hoje, em nome da minha família, justamente valorizar ‘Nossa Senhora’ por tudo que ela faz por mim”, desabafou.

ROTA DA LUZ – O trajeto foi criado pelo Governo do Estado, em 2016, justamente para ser alternativa aos romeiros que só iam pela Dutra até Aparecida. É um caminho mais longo (196,6 km), porém mais seguro, já que não há um tráfego constante de automóveis.

As estradas da Rota da Luz passam por nove cidades: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida do Norte.

Gabriel (centro da foto) junto ao seu amigo Thiago (camiseta azul) e outro peregrino que eles encontraram em Sabaúna
Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade