Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Moradores do Botujuru, em Mogi, elogiam a nova UBS do bairro

Caio Cunha ainda garante que há estudos avançados para ampliar horário de atendimento
Autoridades políticas fizeram questão de participar do evento de inauguração / Foto: Cecilia Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Inaugurada no sábado (24) e em atendimento desde segunda (26), a UBS Botujuru – localizada no bairro de mesmo nome – já caiu nas graças dos moradores, os quais necessitavam de uma unidade de saúde com toda a estrutura, como tem essa nova, para atendê-los.

É importante destacar que o Botujuru é um bairro com mais de 30 mil habitantes (cuja população é maior do que a do município de Salesópolis, por exemplo) e o antigo equipamento de saúde que havia no bairro já não comportava mais a demanda de pacientes. Assim, o objetivo da Prefeitura de Mogi das Cruzes era, inicialmente, reformular a UBS; mas o prefeito Caio Cunha (PODE) resolveu desativar a antiga e implantar uma nova.

“É importantíssima para esse bairro. O equipamento que tinha aqui não atendia mais a demanda, a gente triplicou o tamanho”, disse Caio Cunha sobre a recém-inaugurada UBS Botujuru, cuja capacidade de atendimento foi ampliada.

Prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha

Com estrutura três vezes maior, a nova UBS possui recepção, quatro consultórios médicos, consultório odontológico, salas de vacinação e inalação, farmácia, área de esterilização, aplicação de medicamentos, curativos, coleta laboratorial, vestiários, banheiros, sala de treinamentos e copa. 

A reportagem conversou com algumas pessoas do Botujuru para saber suas opiniões acerca da nova UBS. Para Rita de Fátima dos Reis Caires, a obra, além de imponente, é fundamental para o bairro. “Aqui tem muita criança, muito idoso que precisa de atendimento. É grande, espaçosa, ficou muito boa. Já tem bastante movimento.”

Rita de Fátima dos Reis Caires

“Atende muitas pessoas aqui da região e só tem essa [UBS]; ficou bem melhor”, concluiu Bruna Romano da Silva.

Bruna Romano da Silva

A comerciante Maria Cecília comentou que é bom tem uma UBS com o porte da que foi construída, mas que seria melhor se o horário de atendimento fosse estendido, validando o que o próprio prefeito disse. Cunha garantiu que já há estudos avançados para que a UBS Botujuru fique aberta 12 horas por dia, em vez de oito. “Estender o horário ajuda bastante”, aprovou Maria Cecília.

‘Quanto mais oportunidade tiver para ampliar atendimento, sempre é melhor’

O prefeito Caio Cunha (PODE) afirmou, durante a inauguração da UBS Botujuru, que não é uma questão simples aumentar o horário de atendimento para 24 horas. Porque não depende somente da Prefeitura de Mogi, mas, sim, de um aval do Ministério da Saúde. No entanto, é provável que, em breve, a nova unidade esteja funcionando 12 horas por dia.

“Hoje, a UBS funciona das 8h às 17h, e a gente entende que o bairro precisa aumentar o horário de atendimento. Estamos estudando a possibilidade de aumentar, a curto prazo, para 12 horas. Para acontecer o fato de ter 24 horas, que é o que todo mundo quer, inclusive eu, depende da questão financeira e, principalmente, da autorização e do encaminhamento do Ministério da Saúde, senão a gente não consegue fazer isso. Não é só o desejo de fazer, tem toda uma questão financeira e administrativa, principalmente em uma esfera superior”, explicou.

A construção da UBS Botujuru foi concluída após 18 meses de construção e atende a população daquela região de segunda a sexta-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a nova unidade do Botujuru conta com mais de 500 m² de construção e passa a contar com mais de mil m² de área total, incluindo a área da antiga unidade mais um terreno municipal localizado ao lado.

“É uma entrega importante para o Botujuru, um bairro que cresceu muito nos últimos anos, e a gente tem uma pequena participação na construção do diálogo com os deputados que enviaram as emendas (autorização que libera o dinheiro para a construção de obras) para que pudéssemos construir essa unidade que vai atender melhor, com mais qualidade a população do Botujuru, do jeito que ela merece”, comentou o vereador José Luiz Furtado (PL), o Zé Luiz.

William Harada, secretário municipal de Saúde, disse que “o prefeito tem implantado equipamentos que são modelos de gestão”. “Que a população seja atendida em local digno, com espaço adequado e profissionais que proporcionem acolhimento, assim como em alguns lugares particulares e até melhor que em lugares onde a pessoa tenha plano de saúde.” 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade