Deputado conseguiu a liberação de 1 milhão para a construção da unidade, que será implantada no Rodeio, onde já estão a AACD e a UPA 24 horas
Da Redação / Foto: Divulgação
Com recurso de R$ 1 milhão já em caixa, enviado pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), foi aberta a licitação para a construção de uma Clínica-Escola para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), em Mogi das Cruzes. O edital para contratar a empresa, que será encarregada da obra foi publicado, nesta terça-feira (28), pela prefeitura.
“Hoje é dia de comemorar o resultado de um trabalho de mais de um ano”, destaca o deputado, ressaltando que a unidade será construída na Avenida Pedro Romero, nas imediações de outros equipamentos públicos construídos durante à época em que foi prefeito.
Ainda de acordo com Bertaiolli, a construção de uma Clínica-Escola do autista em Mogi vem sendo conversado com as mães e representantes de entidades que atendem portadores de TEA desde o começo do ano passado.
“Existem pouquíssimas unidades como esta que propomos construir em Mogi em todo o Brasil. No Estado de São Paulo, é a primeira que seguirá esse modelo”, destaca o parlamentar.
A primeira Clínica-Escola do Alto Tietê será construída pela prefeitura, com os recursos enviados através de emendas parlamentar, numa área no bairro do Rodeio. O local foi destinado para a implantação de equipamentos de saúde e educação na época em que Bertaiolli foi prefeito de Mogi das Cruzes – 2009/2016. “Será numa área de cerca de 2 mil metros quadrados ao lado da AACD e da UPA 24 horas, que implantamos quando fomos prefeito, criando naquela região um complexo de saúde, esporte e educação” destaca. Lembrando ainda que na região estão localizados também o Ginásio do Paradesporto e uma Creche/Escola Municipal.
Bertaiolli destaca que a necessidade de implantação de uma unidade deste porte vem sendo discutida com as mães de pessoas com TEA desde o ano passado. “Nós fizemos várias reuniões e conversamos muito sobre as necessidades e o que é preciso fazer para ampliar e reforçar esse atendimento na cidade”. Segundo o parlamentar, Mogi possui uma ampla Rede Pública de Saúde, mas que precisa de investimentos constantes.
“Sempre disse que investimentos na área da saúde nunca acabam. Tem sempre o que ser feito para melhorar, ampliar e fortalecer o atendimento”, destaca o deputado, que foi responsável, quando prefeito, pela implantação de 38 unidades e equipamentos de saúde em Mogi, incluindo o primeiro Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, duas UPAs 24 horas, SAMU, Centros Especializados Médicos e de Reabilitadação (UNICA de Jundiapeba e de Braz Cubas). “Todo esse parque de atendimento foi fundamental nestes últimos meses para garantir um atendimento com segurança e resolutividade para os mogianos vítimas da Covid-19”.