Projeto homenageia um dos maiores ritmistas da história da música popular brasileira
Da Redação / Foto: Divulgação
O Projeto Jackson do Pandeiro Sua Majestade o Rei do Ritmo homenageia um dos maiores artistas da história da música brasileira, que com sua arte influenciou nomes como João Gilberto, Gilberto Gil, Lenine, Chico Buarque e tantos outros.
Apresentado por cinco músicos Petrópolis – Rio de Janeiro, Jackson do Pandeiro Sua Majestade o Rei do Ritmo leva o público a uma viagem musical pela obra do artista desde o começo de sua carreira até o último disco lançado.
O show expressa toda a destreza de Jackson, que sabia cair no suingue como poucos. A alegria dá o tom em clássicos como “Sebastiana”, “Chiclete com Banana” e “O Canto da Ema”.
E por se tratar de um artista negro, pioneiro em diversos ritmos e com uma contribuição inestimável para a cultura popular brasileira, o projeto apresenta uma relevância não só artística, mas também social, pois almeja apresentar e inspirar uma nova geração de jovens negros e negras a descobrirem e se identificarem na figura de um homem negro que revolucionou o seu tempo.
Trazer a tona sua obra é resgatar um dos maiores expoentes da influência rítmica negra na música nordestina, uma das maiores riquezas da cultura popular em nosso país.
O show está já disponível no Youtube, pelo canal do músico Jonatan Francisco, proponente do projeto. A apresentação conta ainda com os músicos Pedro Ribeiro, que também assina a direção musical, João Gabriel, Bernardo Maquininha e Andinho Carnevalli. A produção-executiva é de Renata Garcia e João Correa e a realização é da produtora Salada de Frutas.
O projeto Jackson do Pandeiro, Sua Majestade o Rei do Ritmo foi contemplado no edital da lei Aldir Blanc da cidade de Petrópolis.