Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

‘Itaquá tem duas escolhas: voltar ao passado ou continuar em progresso’

No aniversário de 464 anos de Itaquá, o prefeito Eduardo Boigues fala com exclusividade à GAZETA sobre seu mandato
Eduardo Boigues e Rogério Tarento lideram a maior coligação partidária de todo o Alto Tietê
Eduardo Boigues e Rogério Tarento lideram a maior coligação partidária de todo o Alto Tietê - Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Itaquaquecetuba comemora 464 anos de fundação neste domingo (8). Por conta da data festiva, a GAZETA entrevista o prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL). Candidato à reeleição, ele apontou os avanços alcançados pela cidade ao longo desta gestão e garantiu que o município continuará em crescimento em um eventual segundo mandato.

Confira os principais trechos da entrevista:

GAZETA: Itaquá vai comemorar 464 anos neste domingo, dia 8 de setembro. Qual a sua avaliação a respeito da cidade hoje?

Eduardo Boigues: Itaquaquecetuba, hoje, resgatou a sua dignidade. Nosso povo agora tem orgulho de morar e de pertencer à cidade. Existe este sentimento de pertencimento muito importante em Itaquá. Então, por isso, acredito que, nestes 464 anos de história do nosso município, nos últimos quase quatro anos, avançamos bastante neste sentido. Um outro ponto fundamental, importante ressaltar, é que o município subiu de patamar. A cidade evoluiu e se tornou um lugar melhor para as pessoas viverem.

GAZETA: O senhor assumiu a Prefeitura de Itaquá em 2021. Junto à população, a GAZETA já colheu avaliação positiva de sua gestão. Mas ninguém melhor do que o senhor próprio para fazer uma avaliação sobre como assumiu a cidade e como está entregando neste primeiro mandato…

Eduardo Boigues: Desde 2021, estamos trabalhando muito. E qual é o diferencial? Temos uma equipe aguerrida, pessoas que têm compromisso com a cidade. Todo mundo: secretários, equipe, servidores… É um grupo que tem um engajamento com a população. Foi esse esforço que garantiu esta guinada dos resultados positivos da gestão. Outro ponto importante é que temos a missão de zelar pelo bem público, o patrimônio, para que nada saia do controle. Tudo isso gera uma gestão equilibrada, com uma equipe muito bem alinhada e bem ajustada. O resultado deste esforço são as novas escolas e creches: mais de 30 em quatro anos. Os 20 ecopontos instalados na cidade. A cobertura de praticamente 98% do nosso território com luz de LED – ilumina bem mais e gera menos custos. Temos ainda que levar muito em conta a reestruturação da Guarda Civil Municipal. Hoje todos os agentes trabalham com colete balístico. Tivemos avanços enormes com a vinda de mais viaturas. No total, são 26 veículos, além de um trailer e dez motos. Contamos ainda com o caminhão “Tempestade”, que esguicha jatos d’água para dispersar pancadões – hoje extintos na cidade. Também entregamos, para se ter uma ideia, o maior pacote de obras da história da cidade.

GAZETA: Como Delegado de Polícia, é óbvio que a população espera melhorias na área da Segurança Pública. Como a gestão Eduardo Boigues encontrou esse setor em 2021 e o que fez para levar o município ao ranking dos 50 melhores municípios do país em Segurança, segundo o Ranking Smarties Cities?

Eduardo Boigues: Em 2021, recebemos a cidade totalmente abandonada. Havia problemas em todos os setores da administração pública. Nos deparamos com uma Guarda Civil desmotivada, com poucas viaturas e, ainda sim, sucateadas. E qual foi o nosso papel? Preparar a GCM com a melhoria da autoestima, com novas armas e viaturas, além da reforma e ampliação da base da Guarda. Tudo isso cria um ambiente positivo de trabalho e motiva os nossos guardas. São ações que geram resultados assertivos e, diante disso, os índices criminais baixam: houve muita prisão por tráfico de drogas, inibição de roubos e furtos, por exemplo. Tudo isso gera uma sensação de tranquilidade. Hoje temos a presença da nossa força de segurança, nas ruas, motivada, treinada e respeitada pela população.

GAZETA: Em relação à mobilidade, houve muitos investimentos nesse setor? Aliás, a logística de Itaquá parece ser um ponto forte do município…

Eduardo Boigues: Nestes quase quatro anos, fizemos uma transformação no que diz respeito ao trânsito e à mobilidade urbana. Implementamos diversas iniciativas inovadoras, com o objetivo de não apenas modernizar o sistema de transporte, mas também promover uma mudança cultural em relação ao trânsito, incentivando o uso de meios mais sustentáveis e seguros. Investimos em uma ampla renovação da frota de ônibus, modernização da infraestrutura viária, implementação de tecnologias de ponta e campanhas de conscientização abrangentes. Além disso, revitalizamos vias, ampliamos ciclofaixas, aprimoramos a sinalização, investimos na qualificação dos agentes de trânsito e promovemos campanhas educativas para a população.

Assim que assumimos, logo de cara, mexemos nos acostamentos da Estrada de Santa Isabel, do Caiuby à Vila São Carlos, com a criação de mais uma pista lateral. Fizemos a liberação do trevo da Vila São Carlos com acesso da Quinta da Boa Vista ao Industrial. Foram várias intervenções no trânsito local. Por exemplo, no centro: promovemos a liberação da Duque de Caxias descendo, para liberar o trânsito local na região para quem deseja se dirigir à região do Monte Belo. Vale lembrar também a entrega de 65 novos veículos de transporte coletivo municipal com reestruturação de linhas e a criação da integração Viaja Fácil. Providenciamos novos abrigos e reformamos cerca de 70. Ainda criamos um novo acesso ao Rodoanel, ciclovias, fizemos remodelação de semáforos, lombadas e a implantamos novos pontos de embarque para veículos de aplicativo.

GAZETA: O senhor é candidato à reeleição. Por que acredita que merece um 2º mandato?

Eduardo Boigues: Quero dar continuidade em tudo o que estamos fazendo. Itaquaquecetuba, hoje, tem duas escolhas: voltar ao passado, em que nada avançava, ou continuar uma gestão de muito progresso. Uma gestão que olhou para todas as áreas, desde a Educação até a questão habitacional. Durante estes quatro anos, nossa administração tem se dedicado a enfrentar os desafios habitacionais, buscando garantir o acesso à moradia digna e a promover a regularização fundiária. As iniciativas implementadas durante nossa gestão têm como objetivo reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida da população. Implementamos o programa “Reurb” (Regularização Fundiária Urbana), que atingirá cerca de 100 mil pessoas. No próximo mandato, teremos a oportunidade de continuar o progresso alcançado com um plano de governo sólido, pautado pela continuidade e expansão de políticas que já mostraram resultados positivos, mas também introduzindo novas iniciativas, que reforçarão o desenvolvimento sustentável da cidade.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade