Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Itaquá segue tradição de voto em “forasteiros” e não elege deputados

Em 2022, cidade mantém característica histórica e continua sem representantes em nível federal e estadual

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Quando analisados os resultados da apuração de votos das eleições do último domingo (2), nota-se que a cidade de Itaquaquecetuba manteve sua característica histórica de não votar em seus conterrâneos em eleições gerais. Essa característica fica evidente pelo fato de os 10 candidatos a deputado(a) federal com mais votos em urnas itaquaquecetubenses não fazerem parte da realidade da cidade, enquanto no top 10 para deputado(a) estadual conta com quatro, mas nenhum eleito.

Dentre as 10 cidades da região do Alto Tietê, Itaquá conta com a segunda maior população absoluta, contando também com um colégio eleitoral expressivo, de mais de 250 mil eleitores, que tem feito a diferença nas votações de “forasteiros” há anos, deixando o município menos representado nos níveis estadual e nacional de poder que cidades bem menores, como Guararema, por exemplo.

A lista de postulantes ao Congresso Nacional mais agraciados pelos itaquaquecetubenses é liderada pelo ex-secretário estadual de Habitação, Fernando Marangoni (UNIÃO), com 10.714 votos, seguido pelo ferrazense Rodrigo Gambale (PODE), com 8.076 votos, e o campeão estadual, Guilherme Boulos, com 6.128. Completam a lista: Douglas Izzo (PT), com 5.438; Marcio Alvino (PL), 5.334; Alencar Santana (PT), 5.160; Eduardo Bolsonaro (PL), 4.806; Celso Russomano (REP), 4.653; Marco Bertaiolli (PSD), 4.088; e Carla Zambelli (PL), 3.840.

Em nível estadual houve uma maior atenção a quadros políticos locais, como o vereador e ex-secretário municipal de Educação, Lucas do Liceu (PP), que teve 31.711 votos itaquaquecetubenses, seguido pelo também vereador e ex-secretário municipal de Saúde, Dr. Edson da Paiol (PODE), com 14.255 votos na cidade*, e a ex-vereadora, Adriana do Hospital (PP), com 10.672. Nenhum deles foi eleito.

Completam o ranking: Jeferson Modesto Jé (PP), 7.485 votos; André do Prado (PL), 5.748; Poli da Saúde (PSB), 5.153; Eduardo Suplicy (PT), 4.143; Gilmaci Santos (Republicanos), 3.178; Marcos Damasio (PL), 2.553; e Dr. Jorge do Carmo (PT), 2.218.

*Mesmo ocupando a segunda colocação na cidade, Edson foi o itaquaquecetubense mais votado em 2022, com mais de 51 mil votos no geral.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade