Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ibovespa em queda

Economista comenta sobre as quedas do Índice Bovespa
Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Após 13 quedas seguidas, o Índice Bovespa, apresentou um pequeno respiro na última sessão do dia 18. O Índice subiu 0,37%,  cotado em  115.408,52 pontos, ainda assim acumula perdas superiores a 5% no mês.

Economistas opinativos estão em polvorosa, cada lado buscando afirmar sua narrativa. O que existe por trás dessa queda acentuada? 

Temos uma conjunção de fatores que podem explicar o fenômeno. É verdade que a insegurança jurídica e política, somada a elevada carga tributária não ajudam a economia real. Porém o problema é maior que este, ainda estamos passado por uma crise financeira mundial sem precedentes.

Europa 

A Alemanha que outrora era considerada o motor econômico da zona do euro, já apresenta sinais de cansaço. 

O governo francês tem tentado aprovar diversas reformas econômicas para tentar dar fôlego a sua economia,  algumas com sucesso,  outras terminando com grandes protestos.

Já a Inglaterra, desde que saiu da zona do euro, ainda não conseguiu se formar economicamente.

EUA

Enquanto isto os EUA que são considerados o motor do mundo, a cada dia que passa apresenta sinais de uma gestão fraca no campo econômico.

Recentemente mais um banco quebrou.

A inflação no mercado internacional tem deixado todos com certa preocupação, talvez as taxas de juros voltem a subir novamente por aqui.

China

Por outro lado a China, passou por um certo enfraquecimento por conta de suas políticas sanitárias outrora realizadas.

Preocupações relacionadas aos problemas no setor imobiliário chinês, que pode sofrer recuo na atividade, tem chamado bastante atenção.

Outro ponto relevante, os maiores puxadores de nossa bolsa são empresas ligadas a commodities, e as mesmas tem apresentado queda forte por conta de incertezas sobre a China, nosso maior exportador.

A China que parecia ser nosso porto seguro, tem dados sinais de que poderemos atravessar um mar vermelho em sua companhia.

Taxa de juros

Somadas essas  questões na última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), tivemos um corte na taxa de juros de 0,50 p.p, caindo para 13,25% a.a, essa política iniciou um movimento de realização de lucros, ou seja, investidores fizeram a zeragem de sua posição Brasil em busca de taxas mais elevadas ou com pouco risco.

Quando olhamos o cenário de forma global e sem viés, fica mais fácil analisar oque realmente tem acontecido.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

14 respostas

  1. Boa tarde
    Gostei das informações, precisamos de pessoas qualificados para informar com imparcialidade, informando com detalhes sobre a economia, juros que a população é muito carentes dessas informações. Entendi bem da crise mundial que os pais estão enfrentados e buscando alternativa, inclusive o Brasil, buscando todas as alternativas, caminho do acerto.
    Obrigada, ao economista Josué Ferreira, que disponibilizo o seu tempo para explicar com riqueza de retelhes.

  2. Tenho 36 anos e a vida toda ouvi que estamos passando por uma crise econômica. Fico com a persepçao de que o mercado sempre estará, de uma forma ou de outra,em crise.

  3. Bom vamos torcer que esse ano feche positivo com a nova gestão do governo, mesmo os números já dizendo uma grande negatividade na economia brasileira.

  4. Excelentes informações precisamos de pessoas qualificadas para nós trazer informações de grandes importâncias.

  5. Sou professor e um pequeno investidor, mas em busca de conhecimento e amadurecimento no mercado de investimento, e este artigo, com muita propriedade, pelo Economista Josué Ferreira, vem trazer um pouco de luz, neste momento tão sensível em nossa economia…aguardando ansioso a próxima publicação.

  6. Importante iniciativa, quanto mais pessoas houverem com preocupação e ideias ,Inovadoras mais chance teremos de melhorias.

  7. É sempre bom e necessário falar em Economia, investimentos e bolsa de valores.
    Esta é mais uma área onde o Brasil peca, e muito.

    Acredito que o gosto de quero mais ficou no artigo, pois o investidor estrangeiro saiu em retirada, fortemente, do Brasil.
    Parabéns Josh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economista formado na PUC/SP

Reportagens - 35
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade