Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Guararema e Santa Isabel têm, juntas, 10 casos suspeitos de febre maculosa

A doença é causada por bactéria e transmitida por meio de picada de carrapato

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Após a repercussão de quatro mortes por febre maculosa em Campinas,  registradas essa semana, a região do Alto Tietê, que possui grandes áreas rurais, está atenta a possíveis casos da mesma doença na região. Ao todo, 10 casos suspeitos estão sendo averiguados nos municípios de Santa Isabel e Guararema.

Em Santa Isabel, a prefeitura informou que até quinta-feira (15) foram registrados quatro casos suspeitos de febre maculosa na cidade. A prefeitura também afirma que todas as notificações se referem a pessoas que estiveram em Campinas, no local onde houve o registro de outras infecções pela doença. Os quatro pacientes tiveram amostras de sangue colhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Dois deles estão internados e todos seguem sendo assistidos pelo serviço municipal de Saúde.

Já em Guararema foram nove casos suspeitos, mas três já foram descartados. No Alto Tietê, no período de 10 anos, apenas Mogi das Cruzes teve registro da doença, em 2012.

Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 53 casos de febre maculosa no país em 2023 e oito mortes. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 17 deles foram registrados no Estado, incluindo os quatro confirmados desde segunda-feira (12) em Campinas. Em 2022, foram registrados 63 casos, com 44 óbitos confirmados. Já em 2021, foram 87 casos e 48 óbitos.

DOENÇA – A febre maculosa é causada por uma bactéria chamada Rickettsia rickettsii, transmitida principalmente pela picada do carrapato-estrela, presente em áreas rurais e de mata. O Ministério da Saúde alerta para os principais sintomas da doença, que podem aparecer até 15 dias depois do contato com o parasita. É importante ressaltar que nem todos os pacientes apresentam todos os sintomas.

O rápido diagnóstico evita a forma mais grave da doença, que pode levar à morte, e o tratamento é feito com antibiótico específico. O Ministério da Saúde recomenda, se caso encontre um carrapato no corpo, remova-o com uma pinça. Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água. Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.

 Sintomas da doença

Febre alta

Dores no corpo

Manchas vermelhas na pele

Cansaço e mal-estar

Náuseas e vômitos

Dor abdominal

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade