Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes de escola em Guararema desenvolvem projeto para semear cultura de paz

Teatro, jogral e poesias marcaram a campanha em prol de uma escola melhor para todos, incentivada pela iniciativa ‘School of My Dreams”
Atividades estimulam a reflexão sobre o que é necessário para que a escola tenha paz, harmonia, empatia, solidariedade, coletividade, boa convivência e acima de tudo, respeito
Atividades estimulam a reflexão sobre o que é necessário para que a escola tenha paz, harmonia, empatia, solidariedade, coletividade, boa convivência e acima de tudo, respeito - Foto: Comunicação/PMG

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Ao longo de 2023, os alunos da Escola Municipal Profa. Célia Leonor Lopes Lunardini, no bairro Itapema, em Guararema, participaram do projeto “School of My Dreams” (“Escola dos Meus Sonhos”), idealizado e coordenado pela Professora de Língua Inglesa Suéller Costa. São atividades que estimulam a reflexão sobre o que é necessário para que o ambiente educacional tenha paz, harmonia, empatia, solidariedade, coletividade, boa convivência e acima de tudo, respeito.

O Projeto da Educação, aplicado na Rede Municipal de Ensino, começou com um convite aos alunos do 1º ao 5º ano, dos períodos da manhã e tarde: “que tal imaginar a escola dos sonhos?”. Começava aí um “brainstorm” sobre os desejos das crianças. Naturalmente vieram à cabeça itens materiais, mas a Professora provocou o pensamento sobre atitudes e comportamentos, e então o tema “escola sem bullying” surgiu.

Partindo deste conceito, e considerando a necessidade de socialização harmônica para que o clima de paz seja permanente, toda a comunidade escolar foi ouvida, incluindo famílias, professores, monitores, gestão e colaboradores. E quem os ouviu foram os alunos, que conduziram entrevistas e registraram anotações que mais tarde ganhariam vida com toques lúdicos.

A idealizadora do projeto compartilhou com os pequenos a lenda dos “tsurus”, ave sagrada do Japão que simboliza saúde, harmonia, prosperidade, e, principalmente, paz. Foram confeccionados então origamis inspirados neste formato, e durante o ano a fábula foi passada aos alunos: segundo a história, aquele que produzir mil tsurus, mentalizando sonhos, poderá concretizá-los.

As turmas conseguiram produzir os origamis e os fixaram em móbiles que reuniam os tsurus com os desejos coletados nas entrevistas. E o resultado foi exposto em todos os ambientes da escola, colorindo o local não apenas com cores, mas também com alegrias, energias e esperança.

No final do ano, tudo isso foi compartilhado com a comunidade escolar a partir de uma programação especial envolvendo teatro, jogral e poesia, amarrando toda a jornada de 2023 em uma campanha pela paz que reflete, na escola, sentimentos do mundo todo.

Entre as apresentações, o destaque fica com a peça “Tsuru’s Legend” (“Lenda do Tsuru”), em que as crianças fizeram uma viagem no tempo a 1945, trazendo ao palco uma história verdadeira, a de Sadako Sasaki, uma das sobreviventes às bombas nucleares arremessadas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Houve muita emoção envolvida, já que uma criança espalhou a magia das aves da lenda, com o desejo de ver a cidade reconstruída, e acabou não vendo isso acontecer, já que aos 12 anos faleceu em virtude dos efeitos da radiação. Hoje existe, em sua homenagem, o Monumento das Crianças Pela Paz, com mil tsurus produzidos por ela ao redor.

Em Guararema, o público se encantou com a encenação dessas passagens, que, compartilhada em diferentes linguagens, como teatro, jogral, poesia, e-book, vídeos, cartilhas, mapas mentais e mostra fotográfica, mostram que mobilizar a paz com o eu, o outro e o nós, é o melhor caminho para a conscientização sobre a importância da construção de um mundo melhor. E tudo isso com interdisciplinaridade e vasto vocabulário adquirido em Língua Inglesa, em um projeto inédito na Rede Municipal de Ensino.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade