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Eduardo Boigues “sobe o tom” e aumenta pressão sobre EDP

Junto de vereadores, MP e Procon, prefeito classifica serviço prestado pela empresa como “incompetente”

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Nos últimos tempos, a companhia de energia elétrica EDP Bandeirante vem sendo alvo de críticas efusivas na cidade de Itaquaquecetuba. As recorrentes quedas de energia, demoras para resoluções de problemas e falta de diálogo por parte da empresa geraram, além da revolta da população, uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) no parlamento itaquaquecetubense, uma representação formal no Ministério Público, notificações do Procon e agora a revolta do prefeito Eduardo Boigues (PP).

Na noite desta terça-feira (16), Boigues foi às redes sociais para bradar energicamente contra a prestadora de serviço. Isso aconteceu depois de munícipes relatarem à https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal uma série de apagões em pontos de iluminação pública, acreditando que o motivo seria a recente troca das lâmpadas promovida pela prefeitura.

No vídeo, o prefeito explica que a empresa tem realizado ações para “regularizar o fornecimento de energia” e inibir ligações clandestinas, mas condenou a maneira como isso está sendo feito, classificando como “incompetente”.

“A gente precisa viver na regularidade, mas vir, fazer a implantação, de repente, larga a rua no breu, aí olha para os moradores e fala ‘agora chama a prefeitura, que o problema é deles’? Isso é um absurdo”, disparou.

Todos contra a EDP

Outra demanda da população da cidade contra a companhia é referente aos protestos em cartório dos clientes com débitos em contas de energia elétrica no município. Atualmente, 37.424 pessoas de Itaquá estão protestadas no cartório por falta de pagamento.

Pensando nisso, a câmara dos vereadores, além da já citada CEI, aprovou, na sessão ordinária desta semana, um requerimento que impede esse tipo de ação, alegando já haver meios de punir a inadimplência, como o corte no fornecimento.

De acordo com levantamento realizado no início deste ano, a EDP foi uma das empresas com maior número de notificações no Procon itaquaquecetubense no ano de 2021, e o posto se mantém. Segundo dados do próprio Procon, a empresa foi citada em 139 reclamações de munícipes de janeiro a julho de 2022.

A lista de “revoltados” contra a companhia é vasta e não se limita apenas a terras itaquaquecetubenses, já que há relatos de problemas no atendimento da empresa em todas as cidades em que está instalada.

A resposta da empresa

Procurada pela GAZETA, a EDP, em nota, disse que vem realizando obras para “tornar mais robusta e eficiente a infraestrutura energética dos 28 municípios da área concessão do Estado de São Paulo” e que está investindo “mais de R$ 70 milhões” na cidade de Itaquaquecetuba. Sobre os casos de falhas no fornecimento, apenas classificou como “pontuais”, dizendo que está trabalhando para resolvê-los.

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