A Black Friday de 2022 promete ser mais mobile do que as edições passadas. No quarto trimestre de 2021 (incluindo Black Friday, Cyber Monday e Natal), 60% dos cliques dos brasileiros no e-commerce foram feitos por dispositivos móveis, aponta estudo recente da Rakuten Advertising. Só no momento da conversão, os aparelhos móveis foram utilizados em 50% das compras no período, o que leva à tendência de que o mobile supere os PCs na hora de finalizar as compras.
Esses insights valem inclusive para a Copa do Mundo, a Black Friday e o Natal de 2022, que juntos devem injetar mais de R$ 20 bilhões na economia, segundo a ABV (Associação Brasileira do Varejo). De acordo com uma pesquisa da Nielsen e da Toluna, cerca de 50% dos brasileiros pretendem fazer compras para se preparar para a Copa.
Nova tendência – Segundo dados do relatório Rakuten Advertising, para atender as novas tendências de consumo os e-commerce têm apostado no marketing de afiliados (anúncios online em parceiros de conteúdo) utilizando livestreamings e podcasts.
A nova ação surge para fortalecer os anúncios online por meio de parcerias entre marcas e produtores de conteúdo que veiculam publicidade em troca de comissões. A iniciativa também busca ampliar a base de parceiros que fazem parte da rede de afiliados da companhia no Brasil e no mundo todo, grupo hoje formado por cerca de 150 mil publishers ativos.
Ao longo de 2021, o relatório registrou crescimento de 104% no faturamento das vendas online no Brasil intermediadas por afiliados. Já em 2022, o primeiro semestre resultou em alta de 45% nas vendas online no país em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as conversões em vendas já representaram mais de 54% do total registrado em todo o ano de 2021.