Reunião objetiva discutir propostas, ações e projetos para a recuperação da economia, a retomada do desenvolvimento e geração de empregos
Da Redação / Foto: Divulgação
O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) coordenou mais uma reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) e do Instituto Unidos pelo Brasil com o objetivo de discutir propostas, ações e projetos para a recuperação da economia, a retomada do desenvolvimento e geração de empregos. O tema central do debate foi a alta no preço dos combustível, que já vem há meses assombrando os brasileiros e pode se tornar ainda pior com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
“É preciso que estejamos todos numa sintonia para o desenvolvimento do País. Estamos começando a sair de tempos difíceis, e não podemos retroceder um milímetro sequer”, destaca o parlamentar.
O deputado federal, Christino Áureo (PP/RJ), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ressaltou a importância do espaço para a discussão da matéria levando em consideração a atual situação do país no que diz respeito à economia.
A PEC dos Combustíveis, diferente da maioria, é de caráter temporário, referente aos anos de 2022 e 2023 e possibilita a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a redução total ou parcial de alíquotas de tributos incidentes sobre combustíveis e gás. O objetivo principal é diminuir os efeitos negativos causados na economia em decorrência da pandemia da Covid-19.
O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Eberaldo de Almeida, apresentou dados importantes sobre o atual cenário mundial em relação à questão dos combustíveis. Segundo o IBP, a retomada da demanda ainda não foi acompanhada da recuperação da oferta, ou seja, houve um “descasamento” que desde 2020 vem representando o aumento da gasolina.