Sob o lema “Meu partido é Arujá”, o prefeito e candidato à reeleição Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, conseguiu um feito político inédito em Arujá: essa é a primeira eleição com apenas dois candidatos ao Executivo. Quatro anos após a cidade viver um dos pleitos mais acirrados de sua história (em 2020, 10 candidatos tentaram se eleger prefeito), Dr. Camargo conseguiu reunir uma das maiores alianças políticas do Alto Tietê, tendo 10 partidos em sua coligação.
Defensor de um modelo de gestão voltado para o desenvolvimento da cidade, Dr. Camargo pretende dar continuidade ao trabalho iniciado em 2021. “Meu partido é Arujá, nosso partido é Arujá, e isso independe de siglas partidárias. Quando foi dito que o município ia ter um Pró-Criança, duvidavam. O mesmo acontecia com o Poupatempo, Procon, o Cartório de Registro de Imóveis. E hoje tem tudo isso. Então, a nossa proposta é um governo de continuidade, porque o trabalho não pode parar e vem muito mais por aí”, afirma.
Justamente por conta dos resultados de sua gestão, a união de partidos em torno do projeto de Dr. Camargo foi natural. A coligação “Meu partido é Arujá” é composta pelos partidos PSD, PL, PP, Podemos, Republicanos, União Brasil, MDB, Democracia Cristã, PSB e PDT, além de contar com o apoio do PSDB. Já a coligação “Amor por Arujá”, de seu concorrente Marcio Batista (PT), é composta pelas Federações Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e Federação PSOL REDE (formada pelos dois partidos).
Para quem acompanha os bastidores políticos de Arujá, a opinião é unânime: “Os resultados alcançados pela gestão do Dr. Camargo nesses quatro anos e a maneira pragmática como ele governa, sem dar espaço para questões partidárias ou ideológicas, permitiram a ele formar uma coligação com quase todos os partidos que estão ativos na cidade”, define uma fonte que não quis se identificar.
Propostas
Com um Plano de Governo alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, Dr. Camargo promete, caso seja reeleito, “não apenas responder às demandas imediatas da comunidade, mas também promover transformações duradouras que beneficiarão as gerações futuras”.
“Se existe outra forma de melhorar a saúde, a educação, o meio ambiente, enfim, que não seja através da política, eu desconheço. Por isso, na condição de homem público, devemos levantar todos os dias com a seguinte pergunta: o que eu posso fazer hoje para melhorar a vida do meu semelhante? Esse é o nosso maior desafio e motivação”, conclui Dr. Camargo.
Confira as principais propostas:
Criação do Pró-Mulher
Dr. Camargo quer implementar o programa Pró Mulher, oferecendo atendimento especializado para mulheres, incluindo serviços como ginecologia, ultrassonografia, mamografia, colposcopia e exames de Papanicolau. Ainda na área da saúde, Dr. Camargo quer inaugurar a nova UBS do Jardim Emília, ampliando o acesso a serviços de saúde primários para a comunidade local.
Novo Batalhão da PM
Entre as metas prioritárias de Dr. Camargo está a construção e implementação de um novo batalhão da Polícia Militar em Arujá. Dr. Camargo também quer elaborar e implementar um Plano Municipal de Segurança Pública, visando estratégias integradas para melhoria contínua da segurança na cidade.
Via Perimetral
Dr. Camargo pretende construir uma Avenida Perimetral, cujo primeiro trecho vai ligar a
Avenida Rilda com a região da PL. Outra alça da Perimetral vai interligar a Avenida Adília com a Avenida Mário Covas. A proposta é reduzir o tráfego de veículos na região central e, consequentemente, melhorar o fluxo do trânsito e diminuir o tempo das viagens.
Funcionamento do Hospital Geral
Dr. Camargo quer colocar o Hospital Geral Municipal de Arujá em funcionamento o quanto antes. Quando finalizado, o local contará com cinco pavimentos, cem leitos e uma completa infraestrutura, incluindo unidade de pronto-socorro, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva, serviços de diagnóstico por imagem, análises clínicas e atendimento especializado.
Odonto-Móvel
Dr. Camargo pretende iniciar o programa ‘Odontologia nos Bairros’ para levar atendimento de dentistas aos locais mais distantes do Centro. O serviço deve ser semelhante ao programa ‘Saúde nos Bairros’, com um ambulatório móvel para ir a locais como o Jacarandás e o Josely. O objetivo é atender casos emergenciais.
Parque Ecológico Penhinha
Em relação ao lazer, Dr. Camargo pretende construir o Parque Ecológico da Penhinha, um espaço com mais de 35 mil m² que irá proporcionar diversão e contato com a exuberância da natureza de Arujá. Como diferencial, será possível brincar ao ar livre, respirar ar puro, aprender sobre a importância de preservar a natureza e curtir passeios de pedalinho no lago.
Novo SENAI
Com Dr. Camargo, Arujá vai ganhar um novo espaço para o SENAI. O atual prédio, na Chácara São José, possui 400 metros quadrados. O novo imóvel, próximo à Rodoviária de Arujá, na região central, terá 1.350 metros quadrados. A capacidade de formação irá triplicar com o novo prédio, que terá capacidade para atender 1,3 mil estudantes por ano.
Remédio em casa
Dr. Camargo também pretende lançar o programa ‘Remédio em Casa’, que oferecerá a entrega gratuita de medicamentos para pacientes com dificuldade de locomoção. Com esta iniciativa, o objetivo é atender aqueles com mobilidade reduzida, garantindo acesso regular e seguro aos medicamentos e melhorando o tratamento para quem mais precisa.
Hospital Veterinário
A revitalização do Centro de Zoonoses e a ampliação dos serviços veterinários, incluindo a construção de um Hospital Veterinário Público em Arujá, também faz parte dos planos de Dr. Camargo. O objetivo é garantir a oferta de cuidados medicos adequados aos animais e prevenir a transmissão de zoonoses.
Minha Casa, Minha Vida
No setor da Habitação, Dr. Camargo apoia o desenvolvimento de projetos habitacionais em parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida, focados na construção de moradias populares. Ainda nesse setor, ele quer avançar em programas de regularização fundiária, legitimando lotes que já estão estabelecidos.