Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lipoaspiração de alta definição atua na modelação do abdome

Daniel Soares, cirurgião plástico, esclarece pontos importantes sobre o procedimento de lipoaspiração
Lipoaspiração de alta definição atua na modelação do abdome
Lipoaspiração de alta definição atua na modelação do abdome

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica define a lipoaspiração como um procedimento que pode ser empregado para tratar o acúmulo de gordura em várias regiões do corpo, tais como coxas, braços, pescoço, cintura, costas, peito, entre outras. Para a instituição, a cirurgia pode ser realizada em pessoas que contam com acúmulos de gordura localizados no corpo e não atingem os resultados esperados por meio de dietas e/ou prática de exercícios físicos.

Em pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), constatou-se que em 2020 o Brasil registrou o total de 173.420 procedimentos de lipoaspiração, estabelecendo a cirurgia como a mais comum no país à época. Tratando-se de mundo, o estudo revelou o número de 1.525.197 cirurgias dessa natureza, posicionando o país sul-americano como o segundo que mais praticou o procedimento no planeta.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional de São Paulo (SBCP-SP) divulgou em seu site a informação de que se estima para 2023 ao menos 2 milhões de cirurgias plásticas realizadas em território nacional. Como as mais requisitadas estão, de acordo com a instituição, lipoaspiração e próteses mamárias, respectivamente.

Além de popular, o procedimento estético também é diversificado. Atualmente, a lipoaspiração conta com diferentes nomenclaturas e técnicas, sendo uma delas a de alta definição, apresentada pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica como a que promove marcação intensa na região do abdome.

Lipoaspiração de alta definição

Daniel Soares, cirurgião plástico, em Belém, no Pará, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da American Society of Plastic Surgeons (Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos), destaca que as técnicas mais modernas de lipoaspiração são as de média e alta definição. Segundo o cirurgião, as indicações podem ser diferentes conforme o paciente, a depender do que for mais adequado e recomendado para cada caso.

“A lipoaspiração de média e alta definição proporcionam resultados de contorno corporal diferenciados. Nestes procedimentos, o cirurgião esculpe o abdome conforme a parede abdominal desejada e, para tanto, utiliza a técnica de lipoaspiração superficial para criar os sulcos. Na lipo de média definição esses sulcos são mais suaves”, explica o cirurgião.

Daniel também esclarece que, na lipoaspiração de alta definição, além dos sulcos serem mais marcados, o cirurgião também utiliza a técnica de lipoenxertia guiada por ultrassom para definição de “gomos abdominais” (six packs, seis pacotes, em tradução livre e linguagem popular). “Os sulcos se referem às marcações de um abdome definido, que são aquelas linhas centrais e laterais visíveis. Na lipoenxertia, o cirurgião plástico coloca a gordura, do próprio paciente, dentro do músculo para dar forma ao ‘gomo’”, explica.

Perfil indicado e pós-operatório

O cirurgião plástico Daniel Soares ressalta que para esse tipo de procedimento obter efeito satisfatório, é necessário um empenho do paciente para a manutenção constante do resultado, uma vez que, caso haja aumento excessivo do peso, pode ocorrer alterações, com mudanças desfavoráveis do contorno e da parede abdominal.

O especialista reforça que tal procedimento é recomendado para pacientes que apresentam pouca flacidez na região do abdome, boa condição física e um índice de massa corporal máximo de 25-27, pois há limites para retirada de gordura corporal, sendo, no máximo, 7% do peso corporal.

“Independentemente da técnica utilizada, esses procedimentos não são cirurgias com objetivo de emagrecimento, elas visam uma melhor harmonia do contorno corporal com tratamento da gordura localizada”, e reitera, “é indispensável a indicação de um cirurgião plástico devidamente certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
Reportagens - 5887
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade