Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Wagner Moura

Confira artigo de opinião redigido pelo articulista Josué Coimbra, que escreve semanalmente sobre economia e sociedade
Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Recentemente, o ator Wagner Moura participou de uma conversa cujo objetivo era promover seu novo filme nos Estados Unidos. Em um momento de seu pronunciamento, ele mencionou o regime militar que ocorreu entre 1964 a 1985.

Em minha análise, não há ditadura boa, todas são terríveis, mas o regime que vivemos aqui foi uma escolha entre um governo militar que permitiu certa oposição, ou um regime despótico. Apesar de não ter sido um período fácil, a questão que precisamos debater são os excessos, de ambos os lados.

A questão da Democracia

Há muita discussão sobre o período de governo militar, porém pouco se menciona sobre quem estava sendo enfrentado.

Na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), as minorias não tinham se quer o direito básico de se expressar, oposição era algo inexistente.

Inclusive os inimigos eram caçados e mortos pelo mundo, Trostky foi um exemplo, afastado do controle do partido por Stalin, Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde foi executado.

A perseguição aos cristãos e à comunidade LGBTQ+ era marcadamente presente, o governo também controlava firmemente os meios de comunicação.

Cuba não oferecia a tão almejada democracia, como evidenciado pela existência do famoso paredón. De acordo com o projeto “Cuba Archive”, mantido por uma associação de cubano-americanos sediada em Nova Jersey, EUA, Ao longo de cinco décadas, o regime Castrista executou pelo menos 3.820 pessoas.

Na China, Mao Tse Tung exercia um controle rigoroso, sendo comuns as perseguições, abusos contra mulheres e violações dos direitos civis sob o seu governo.

Um exemplo disso foi o projeto Grande Salto para Frente, no qual Mao buscava transformar a China em uma potência capaz de rivalizar com o Ocidente, entretanto, o resultado foi a morte de 45 milhões de chineses por fome.

Os governos socialistas serviam à população situações como ódio, terror, fome, prisões arbitrárias, o Holodomor, homofobia, misoginia e ét cetéra.

Economia

Enquanto nos países sob regime socialista haviam tribulações, o Brasil passava por um milagre econômico, que não perduraria muito tempo devido à crise do petróleo em 1973, afetando novamente a economia nacional e principalmente a conjuntura macroeconômica mundial.

Mesmo diante das adversidades enfrentadas sob o capitalismo, a situação no Brasil não chega a ser pior nem comparável ao que ocorreu no bloco socialista.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

5 respostas

  1. A sua linha de raciocínio não é clara em nenhum dos seus artigos. Seus textos não tem pé e nem cabeça. Falta pontuação e clareza nas suas ideias.
    Você pode até saber muito sobre história e teoria, mas não é isso o que seus artigos demonstram.

  2. Qualquer tipo de ditadura é péssimo para o crescimento do país, no Brasil tivemos alguns golpes militar:
    “A Noite da Agonia (1823);
    Golpe da Maioridade (1840);
    Proclamação da República (1889);
    Golpe de 3 de Novembro de 1891;
    O curioso caso de Floriano Peixoto;
    Revolução de 1930;
    Estado Novo (1937);
    Deposição de Getúlio Vargas em 1945;
    Golpe de 1964.”
    Esse de 64 que foi citado, houve manipulação de resultados que atualmente não sabemos o Real, muita gente desapareceram,e alguns foram para os EUA.

  3. Gostei desse artigo, e de todos os que você escreve.

    Parabéns, você está no caminho certo.

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economista formado na PUC/SP

Reportagens - 32
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade