Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UPA de Suzano comemora 1 ano

Não tinha como fechar os olhos aos anseios dos cidadãos da região norte, frisa o prefeito
Equipamento ajudou a descentralizar os atendimentos de baixa e média complexidades em Suzano / Foto: Cecilia Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na última segunda-feira (18), a UPA do Jardim Revista, em Suzano, completou um ano de operação. O prédio, que deveria ter sido entregue em março de 2012, foi inaugurado no dia 18 de março de 2023, já na atual gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e com a gestão da OSS (Organização Social de Saúde) INTS. 

Após 11 anos com as obras paradas, finalmente, os moradores podem contar com um atendimento próximo aos seus domicílios pois, anteriormente, era necessário se deslocar para o Pronto-Socorro Municipal em casos de necessidades. Com isso, a demanda era centralizada em um único local, o que aumentava o tempo de espera e o fluxo de ações no hospital. 

Com isso, Ashiuchi disse à GAZETA que ao assumir a gestão do município no ano de 2017, o seu governo teve como meta retomar as obras paradas que, ao longo dos anos passados, se tornaram símbolo do descaso.

“Não tínhamos como simplesmente fechar os olhos. Era um anseio dos cidadãos, em especial da região norte, que aquele equipamento se tornasse uma realidade, ainda mais de um setor essencial como a Saúde”, afirmou o prefeito. 

Dessa forma, ele ainda complementa dizendo que o principal papel da UPA foi descentralizar o serviço de urgência e emergência, garantindo o acesso a esse tipo de acolhimento à população da região norte, sem que a pessoa precise se deslocar até o centro da cidade para receber atendimento, o que representa uma eficiência que pode e já está salvando vidas. 

Isto é o que confirma uma das pacientes da unidade, Thaina Santos, moradora do bairro Marengo, em Itaquaquecetuba: 

“A UPA aqui do Jardim Revista desafogou bastante a Santa Casa de Suzano, então, para a gente está sendo de ótima qualidade. O atendimento é excelente, tanto na medicação quanto na sala com os doutores, nunca tive problema algum. Eu tenho três filhos, então a pediatria também é excelente”, afirmou Thaina. 

Parte desse mérito pode ser considerado ao INTS, a OSS responsável por gerenciar a unidade desde a sua inauguração, já que desde o primeiro dia de operação, buscou métodos e ferramentas para garantir o bom funcionamento do local, assim como, manter a qualidade em cada atendimento. 

Segundo o prefeito, o INTS é uma entidade séria e comprometida com a população e com a prestação de um serviço de qualidade, sendo uma evidente e importante dedicação que deixa a gestão do município tranquila e certa de que os suzanenses estão sendo acolhidos da melhor forma possível.  

Pré-candidato a prefeito, Pedro Ishi diz que Saúde é uma das prioridades

Eleito a vereador no ano de 2020 com 3.437 votos e secretário municipal de Saúde ao longo dos últimos três anos, na gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), Pedro Ishi é um dos nomes responsáveis pelos avanços na área da saúde d de Suzano, deixando como legado o avanço expressivo na capacidade de atendimento da rede municipal, que se consolidou com as grandes entregas realizadas, principalmente em 2023. 

À GAZETA ele deixou claro os dados relacionados à melhora na qualidade que a saúde de Suzano ganhou e se isso irá continuar sendo uma prioridade a ele. Confira a seguir:  

GAZETA: Pedro, você assumiu a Secretaria de Saúde em 2021 e, de lá para cá, viu a Pasta entregar diversas obras na área, incluindo a UPA. Ao olhar para trás, dá para mensurar o percentual de qualidade que a saúde de Suzano ganhou?

Pedro Ishi: Sim, neste período, tivemos diversos avanços e os números mostram isso. De acordo com dados do Previne Brasil, em 2023, Suzano obteve recorde de procedimentos (653.682) e atendimentos (378.856). Além disso, Suzano foi a melhor colocada em todo o Estado de São Paulo no ranking regional dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil referente ao terceiro quadrimestre de 2023. A pontuação significa que o município conseguiu o melhor resultado na Saúde entre as cidades paulistas que têm mais de 250 mil habitantes, respeitando os critérios determinados pelo Ministério da Saúde.

Também pudemos destravar projetos importantes, como a abertura do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), a Clínica da Mulher, a UPA do Jardim Revista, o fortalecimento da telemedicina e do atendimento humanizado. Ainda tivemos a entrega de seis novas unidades de Saúde e a revitalização de equipamentos importantes, como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Pronto-Socorro Infantil (PSI), o Ambulatório de Tisiologia, o Laboratório Municipal, o Centro de Controle de Zoonoses, entre outros.  

GAZETA: Não é segredo para ninguém a sua pré-candidatura a prefeito como o nome escolhido por Rodrigo Ashiuchi e todo seu grupo político. No caso de uma eventual vitória, a área da saúde continuará sendo uma prioridade? 

Pedro Ishi: Com certeza, a Saúde faz parte do tripé fundamental da administração pública, sendo uma área prioritária de atenção. Minha experiência como assessor estratégico e, posteriormente, como secretário, me permite ter uma ampla visão sobre esta área e sobre as prioridades de trabalho que teremos no futuro, sendo que tudo deverá ser em breve detalhado conforme plano de governo.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade