Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Toshi Omura e prefeito Inho otimistas por melhorias na Estrada do Rio Acima

Vereador e Chefe do Executivo pressionam para que Estado recupere a via
Foto: @ceciliasiqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O vereador de Biritiba Mirim Toshi Omura (PSD) e o prefeito Carlos Alberto Taino Junior (PL), o Inho, seguem pressionando o Governo do Estado, por meio do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), para que a aguardada recuperação da Estrada do Rio Acima finalmente aconteça. Ambos se mostram otimistas de que o órgão estadual dê uma resposta rápida ainda este ano.

Os moradores, pedestres e motoristas que utilizam a Estrada sofrem com o descaso da falta de manutenção em trechos da via há pelo menos 30 anos. A estrada é estadual de concessão do DER e possui dois trechos sem asfalto, revestidos apenas por pedregulhos e areia, o que dificulta a locomoção da população.

Um dos trechos mais prejudicados é o de 2,5 km da ‘Hasegawa’, sentido Mogi-Salesópolis, que em anos anteriores recebeu as obras de pavimentação, mas teve o trabalho interrompido 10 dias antes da conclusão por falência da empresa licitante.

De acordo com o vereador Toshi Omura, desde então as obras na via ficaram paradas, prejudicando os moradores: “A empreiteira faliu. O Estado teve que entrar com a quebra de contrato, porque nenhuma outra empresa aceitou finalizar o serviço. Para só depois iniciar uma nova licitação. Isso é tudo demorado, e como é uma obra do Governo do Estado, e não da prefeitura, é mais difícil”.

O prefeito Inho também entrou neste embate com o Departamento para que o problema seja solucionado. Segundo ele, o novo projeto enviado ao DER inclui também o trecho de 1,2 km da divisa de Biritiba com o distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes.

“Cobramos a pavimentação e recapeamento da Estrada, fomos especialmente fazer essa cobrança para termos um posicionamento do DER, onde eu saí muito animado porque estão finalizando e vamos colocar o projeto para a licitação e execução das obras ainda este ano”, explicou.

 

POEIRA – Para Kauany Santos, 18 anos, que possui um comércio no trecho da ‘Hasegawa’, a situação que os moradores têm enfrentado por causa da falta da pavimentação é desesperadora: “O asfalto aqui é importante por causa da poeira da estrada. Toda vez que passa um carro sobe aquele pó todo e entra tudo aqui. As casas estão sempre sujas por conta da sujeira que vem da rua. E só prejudica a nossa saúde. Quando a poeira se levanta é perigoso acontecer até acidente, por que não dá para enxergar nada”, relatou a jovem.

Questionados sobre o prazo para abrir a licitação do projeto, o DER respondeu que o processo já teve início: “O projeto executivo da Estrada do Rio Acima, na ligação Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes, do km 0 ao km 5,4, está em elaboração. No momento, ainda não há previsão para licitação e início das obras”.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade