Serviço já atendeu mais de 800 pessoas; 190 positivos
Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib
Assim como nos demais municípios do Alto Tietê, Santa Isabel também enfrenta surtos de Covid-19 e Influenza H3N2. Para conter o avanço das duas doenças, a cidade governada pelo médico Carlos Chinchilla (PSL), o Dr Carlos Chinchilla, aposta em uma estratégia que já rendeu prêmio e, principalmente, salvou vidas na cidade: a unidade Sentinela Influenza H3N2.
Em atividade há pouco mais de uma semana, o serviço funciona na UBS II, localizada na Avenida Brasil. Por meio de uma parceria com a OSS (Organização Social de Saúde) Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, que é responsável pela gestão dos postos de saúde de Santa Isabel, a Secretaria Municipal de Saúde aumentou a quantidade de médicos para atendimentos aos dois surtos e reformulou os postos de saúde para poder atender a população com rapidez e conforto, já que a procura por atendimento estava ocorrendo constantemente.
Por conta do afastamento da secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Ravazzi, que testou positivo para Covid-19, a primeira-dama Helena Chinchilla está coordenando os trabalhos na unidade Sentinela.
“Nós estamos oferecendo todo o suporte. Além da unidade Sentinela, os postos de saúde também estão recebendo pacientes com Covid-19 e H3N2. Sem contar que os médicos estão se revezando entre os postos e a Sentinela, ou seja, não estamos tendo custo adicional. Fora isso, as pessoas que testam positivo para Covid vão ter o acompanhamento da equipe por 14 dias, para evitar que os casos evoluam negativamente. Enfim, Santa Isabel reagiu rápido”, concluiu.