Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reflexos da vida no espelho da água

Alagamentos na região do Alto Tietê, quando acontecem, causam diversos tipos de emoção, mas nenhuma delas é surpresa, o que já diz muito

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Como de costume, o início do ano está sendo marcado pelas fortes chuvas de verão, que vêm causando transtornos em diversas áreas do país. Na região do Alto Tietê, no entanto, o problema maior está no fato desses transtornos serem desastrosos e esperados ao mesmo tempo.

Alagamentos em diversas cidades, como Ferraz e Mogi – nesta com efeitos inclusive para a agricultura, transformando o “cinturão verde” de São Paulo em um lamaçal –, deslizamentos em Itaquá e carros levados pela enxurrada em Arujá, quando acontecem, causam diversos tipos de emoção, mas nenhuma delas é surpresa, o que já diz muito.

A situação atual é fruto de um processo histórico. Primeiro em relação à falta de políticas habitacionais para impedir o crescimento desordenado nas cidades, e segundo é possível até exemplificar com caso recente.

Nesta semana descobriu-se que o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) está deixando quatro das seis comportas da Barragem da Penha fechadas para evitar que haja inundações na Marginal Tietê, o que impede o escoamento da água mesmo em dias sem chuva na região metropolitana, principalmente aqui.

A natureza, apesar de algoz, não pode ser chamada de responsável, ela é apenas um meio para expor a ação humana. As pessoas que, por algum motivo, estabelecem morada em áreas de risco têm sua parcela de culpa, porém basta olhar para o volume para perceber que se trata de uma questão sistemática. Resta saber se deixaremos o governo estadual continuar a favorecer a capital às custas do nosso povo.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade