A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, destaca as ações do Formare, iniciativa da Suzano em parceria com a Fundação Iochpe. Somente na região do Alto Tietê, a empresa já contribuiu para a formação de 262 pessoas no Formare, sendo 22% de mulheres, no curso de Operador(a) de Processo de Produção.
Desenvolvido há mais 17 anos na unidade industrial da empresa em Suzano (SP), o Formare tem como objetivo proporcionar a formação profissional de jovens da região em situação de vulnerabilidade socioeconômica e contribuir para a inserção no mercado de trabalho. O programa reforça os compromissos para renovar a vida da companhia, entre eles, impulsionar a educação, diminuir a pobreza e promover diversidade, equidade e inclusão.
Entre as mulheres que tiveram a vida transformada pelo programa está a assistente de Contratos Graciele Oliveira, 29 anos. Ex-aluna do Formare, ela participou da sexta turma. Após a conclusão do curso foi contratada por uma empresa terceirizada onde permaneceu durante quatro anos. Após esse período, realizou o processo seletivo na Suzano e está há seis anos e meio atuando na companhia.
“Ao conhecer o Formare, a minha perspectiva sobre o mercado de trabalho mudou completamente. O programa me fez desejar crescer profissionalmente e me proporcionou a atuação dentro de uma empresa de grande porte. Antes dessa formação, eu não fazia ideia de quantas opções de escolha de carreira eu poderia ter e qual seria a minha expectativa de futuro, principalmente sendo mulher”, explica Graciele.
Por meio do programa, a assistente passou a colecionar conquistas, como a de ser a primeira mulher da sua família a atuar dentro de uma grande empresa, estudar em uma faculdade incentivada por voluntários(as) do Formare, com 100% de bolsa do Enem, e conquistar uma boa condição de vida e boas oportunidades ao filho, Davi, de dois anos. “Tenho certeza de que o futuro dele será melhor do que o meu, graças a iniciativas como a da companhia”, diz Graciele.
Segundo Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora do Programa Voluntariar e Projetos de Formação da Suzano, os programas de qualificação realizados pela empresa em suas regiões de atuação reforçam os compromissos de diversidade, equidade e inclusão, além de impulsionar o protagonismo feminino na sociedade. “A Suzano tem entre seus compromissos para renovar a vida a diretriz de, até 2025, ter 30% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres. Por meio do Formare conseguimos contribuir com esse compromisso também, além de fomentar nossos valores e renovar nosso olhar para uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos e todas”, destaca.
Andressa Dayane Silva, 21 anos, também faz parte desse grupo. A operadora assistente de rebobinadeira, que participou da décima quarta turma, conquistou seu diploma e foi contratada por uma empresa terceirizada, onde permaneceu em uma vaga temporária até ingressar na Suzano.
“Na minha vida, o maior impacto positivo que o Formare me trouxe foi internamente. Eu pude me conhecer, perder todos os medos que me faziam travar mediante situações – pessoais e profissionais- e, hoje, consigo avaliar oportunidades, tudo o que eu posso conquistar. Nasceu em mim a vontade de obter o meu lugar no mercado de trabalho, além de investir numa formação acadêmica”, enfatiza Andressa.
Em 2022, o Programa Formare selecionou 20 jovens, deste total 35% são mulheres, que atualmente estão na 15ª turma do curso de Operador(a) de Processo de Produção, com conclusão em julho de 2023.
Além da jovem Andressa, para Graciele é fundamental seguir buscando essa evolução profissional. “Quero continuar avançando profissionalmente e sigo estudando para isso, atualmente faço uma pós-graduação em Engenharia e estou me preparando para avançar na carreira. São grandes desafios para uma profissional que é mãe, esposa e estudante, mas damos um jeitinho. Mulher pode tudo”, finaliza a assistente de contratos.