Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prefeitura de Itaquá promove vacinação na Amai Azul, que atende autistas

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde foi elogiada por conta das dificuldades que o público autista sofre em ambientes com muitas pessoas

Por Lailson Nascimento / Fotos: Will Siqueira

Dezenas de crianças atendidas pela Amai Azul estão sendo vacinadas contra a Covid-19 diretamente na sede da associação, que está localizada no bairro da Estação, em Itaquaquecetuba. De acordo com a diretora do projeto, Edni Moreira, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde é fundamental para o sucesso da campanha de imunização, uma vez que os autistas possuem dificuldades em permanecer em ambientes com aglomeração de pessoas.

A GAZETA acompanhou a primeira etapa da vacinação na terça-feira (18), quando cerca de 20 crianças que participam dos projetos da Amai Azul receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Na ocasião, profissionais da Pasta de Saúde foram até à associação para aplicar as vacinas. A atitude foi elogiada por Edni.

“Pra gente é muito bom, porque os autistas têm dificuldade de estar em meio à multidão. Os postos de saúde são muito cheios, então, para a gente é uma alegria poder utilizar as dependências da Amai Azul para vaciná-los, é uma oportunidade sem igual. A vacina pode salvar vidas, mas têm mães que têm medo, por conta de possíveis reações. Entretanto, é melhor a reação do que a morte.”

Ainda de acordo com ela, a Saúde de Itaquá tem dado todo o respaldo para a Amai Azul.

“Não tenho do que reclamar. E isso [vacinação na sede da entidade] mostra que a Prefeitura de Itaquaquecetuba é inclusiva. A maioria das cidades está promovendo a vacinação de autistas com os demais públicos, e têm mães que acabam não vacinando porque o autista não gosta de toque, não gosta de muito barulho, então isso mostra que o município dá oportunidade para que os autistas tenham os mesmos direitos das outras pessoas, respeitando as limitações que eles têm.”

Amai Azul pede apoio

Ao aproveitar a presença da reportagem, Edni lembrou que a Amai Azul comemorou oito anos de atividades no último dia 14. Mas, apesar da data festiva, o momento é de preocupação.

A diretora da Amai Azul, Edni Moreira

“A vacinação é muito boa, mas nós também vamos continuar aguardando novidades na educação e o convênio com a prefeitura. O prefeito ajudou muito a Amai Azul, inclusive a reforma daqui [sede do projeto] foi o Eduardo Boigues que fez, mas infelizmente ainda não saiu o convênio. Por conta disso, estávamos com 120 atendidos, e acabei precisando dispensar alguns e ficar só com 80. Isso é muito triste, porque eu não tenho mais como manter o projeto. Então, estamos aguardando o convênio.”

A Amai Azul funciona na Rua Primeiro de Maio, 336, no bairro da Estação. Os telefones para contato são: (11) 4754-1248 e 95828-5776.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade