Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde foi elogiada por conta das dificuldades que o público autista sofre em ambientes com muitas pessoas
Por Lailson Nascimento / Fotos: Will Siqueira
Dezenas de crianças atendidas pela Amai Azul estão sendo vacinadas contra a Covid-19 diretamente na sede da associação, que está localizada no bairro da Estação, em Itaquaquecetuba. De acordo com a diretora do projeto, Edni Moreira, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde é fundamental para o sucesso da campanha de imunização, uma vez que os autistas possuem dificuldades em permanecer em ambientes com aglomeração de pessoas.
A GAZETA acompanhou a primeira etapa da vacinação na terça-feira (18), quando cerca de 20 crianças que participam dos projetos da Amai Azul receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Na ocasião, profissionais da Pasta de Saúde foram até à associação para aplicar as vacinas. A atitude foi elogiada por Edni.
“Pra gente é muito bom, porque os autistas têm dificuldade de estar em meio à multidão. Os postos de saúde são muito cheios, então, para a gente é uma alegria poder utilizar as dependências da Amai Azul para vaciná-los, é uma oportunidade sem igual. A vacina pode salvar vidas, mas têm mães que têm medo, por conta de possíveis reações. Entretanto, é melhor a reação do que a morte.”
Ainda de acordo com ela, a Saúde de Itaquá tem dado todo o respaldo para a Amai Azul.
“Não tenho do que reclamar. E isso [vacinação na sede da entidade] mostra que a Prefeitura de Itaquaquecetuba é inclusiva. A maioria das cidades está promovendo a vacinação de autistas com os demais públicos, e têm mães que acabam não vacinando porque o autista não gosta de toque, não gosta de muito barulho, então isso mostra que o município dá oportunidade para que os autistas tenham os mesmos direitos das outras pessoas, respeitando as limitações que eles têm.”
Amai Azul pede apoio
Ao aproveitar a presença da reportagem, Edni lembrou que a Amai Azul comemorou oito anos de atividades no último dia 14. Mas, apesar da data festiva, o momento é de preocupação.
“A vacinação é muito boa, mas nós também vamos continuar aguardando novidades na educação e o convênio com a prefeitura. O prefeito ajudou muito a Amai Azul, inclusive a reforma daqui [sede do projeto] foi o Eduardo Boigues que fez, mas infelizmente ainda não saiu o convênio. Por conta disso, estávamos com 120 atendidos, e acabei precisando dispensar alguns e ficar só com 80. Isso é muito triste, porque eu não tenho mais como manter o projeto. Então, estamos aguardando o convênio.”
A Amai Azul funciona na Rua Primeiro de Maio, 336, no bairro da Estação. Os telefones para contato são: (11) 4754-1248 e 95828-5776.