Na última quarta-feira (02), Suzano completou 76 anos de emancipação político-administrativa. O município vive hoje uma nova realidade, depois de uma trajetória marcada por desafios e retrocessos, com um trabalho voltado ao desenvolvimento, conquistas e focado em melhorar a qualidade de vida do cidadão.
Neste importante marco, o prefeito Pedro Ishi (PL) concedeu uma entrevista à GAZETA, na qual falou sobre o que foi conquistado até agora, o que está sendo planejado para o futuro e como pretende continuar construindo uma cidade melhor para os suzanenses. Confira:
GAZETA: Suzano está completando 76 anos. Como o senhor visualiza o desenvolvimento da cidade nos últimos anos e quais são seus objetivos para o município?
PEDRO ISHI: Nos últimos anos, Suzano veio em uma crescente, fruto de muito trabalho e dedicação de um grupo forte e comprometido com o desenvolvimento do município e com o cuidado das nossas famílias. No passado vivemos décadas de abandono, mas essa história começou a mudar em 2017, com o nosso sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi. Hoje o nosso objetivo é justamente dar continuidade a este legado de trabalho e amor por Suzano. É essa a nossa missão e é para isso que seguiremos atuando diariamente.
GAZETA: Ao final deste primeiro mandato, como a atual administração deseja que a cidade esteja e quais ações serão tomadas para alcançar isso?
PEDRO ISHI: Nosso desejo é sempre entregar uma cidade melhor. Sabemos que a administração pública é uma eterna obra inacabada, pois sempre há o que melhorar. Hoje a nossa meta é dar continuidade aos projetos, sobretudo aqueles a longo prazo, em obras importantes para o desenvolvimento da cidade, como a concretização da alça de acesso ao Rodoanel Mario Covas, a entrega do Hospital Federal e a abertura da avenida Senador Roberto Simonsen. Esses são objetivos que buscamos alcançar nesses quatro anos pela frente, contando sempre com o diálogo constante com as demais esferas de poder.
GAZETA: No dia 10 de abril, completa os 100 primeiros dias da gestão Pedro Ishi em Suzano. Neste primeiro trimestre, o que já foi feito no município visando proporcionar melhorias à população?
PEDRO ISHI: Tivemos um período bastante produtivo. Elencando por setores, na área da zeladoria, estivemos empenhados no nosso Plano Verão, contando com quase 3 mil bueiros limpos, além de mais de 4 mil atendimentos na iluminação pública. Na saúde alcançamos a marca de meio milhão de procedimentos. Na Segurança, fortalecemos nossas frentes de trabalho, com destaque para o índice zero de feminicídio entre as mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha. Também garantimos a sinalização de trânsito em 125 escolas e a entrega de uniformes e kits de material para mais de 25 mil alunos; tivemos mais de 100 animais adotados no projeto “Baby, Me Leva” e mais de 200 árvores plantadas; sem contar a entrega de 416 moradias pelo programa Casa Paulista, a entrega da nova Casa de Cultura de Palmeiras e mais de 3 mil alunos participando das oficinas culturais e esportivas na cidade.
GAZETA: Desde a campanha eleitoral, é dito que esta é uma gestão de continuidade do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi. De fato, a atual administração está conseguindo realizar essa continuidade? Quais ações concretas comprovam isso?
PEDRO ISHI: Sim, o objetivo é a continuidade deste grande legado de trabalho iniciado pelo Rodrigo Ashiuchi. Prova disso são os números anteriormente citados nesses cem dias de governo; o destaque de Suzano na premiação do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), conquistando o 1º Lugar do Alto Tietê e o 4º Lugar no Estado; no ranking “Trata Brasil”, com o melhor saneamento da região e o 28º do País, inclusive com um investimento de R$ 600 milhões recentemente anunciado pela Sabesp em nossa cidade; o alcance da nota máxima em eficiência no setor de TI (Tecnologia da Informação), conferido pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado do Estado de São Paulo) e, claro, a confirmação da implantação do Complexo Viário do Alto Tietê, que contempla a construção de novas alças no Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) em Suzano.
GAZETA: O prefeito Pedro Ishi iniciou os trabalhos na Saúde de Suzano ainda como secretário municipal da Pasta. Agora, como chefe do Executivo, como avalia o serviço prestado à população e quais são as principais demandas que precisam ser solucionadas?
PEDRO ISHI: A avaliação é positiva. Como citado anteriormente, nesses primeiros meses de mandato, chegamos a 500 mil procedimentos na Saúde e conquistamos uma importante premiação junto ao Crosp, traduzindo um pouco do trabalho sério e comprometido realizado por nossas equipes lideradas desde 2024 pelo secretário Diego Ferreira. A Saúde é prioridade e o nosso objetivo para o mandato é ampliar ainda mais a nossa rede, por meio de projetos importantes como a futura UPA de Palmeiras e a entrega do Hospital Federal.
GAZETA: Em visita à cidade, o governador Tarcísio de Freitas também garantiu a chegada do Baep e da Fatec. De que maneira esses dois equipamentos contribuirão para o desenvolvimento do município? Em qual estágio estão esses projetos?
PEDRO ISHI: Os trabalhos para instalação do campus da Fatec já começaram e são de responsabilidade do Centro Paula Souza, do governo estadual. Os trabalhos estão avançando, assim como o diálogo pela vinda do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), que também é um grande objetivo nosso visto que já garantimos a concretização da Caep (Companhia de Ações Especiais de Polícia), no ano passado. Ambos os projetos demonstram a força de Suzano junto ao Governo do Estado, pleiteando investimentos que beneficiam não só a cidade, mas todo o Alto Tietê, colocando o nosso município no radar como uma das principais potências da região.