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Pedágios cada vez mais perto

Concessão, cuja empresa já foi escolhida por leilão, prevê investimentos bilionários; prefeituras continuam lutando contra

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Na última terça-feira (16), aconteceu o leilão da concessão de 213 km de rodovias do Lote Litoral Paulista, que liga o Alto Tietê ao litoral sul, para definir a empresa responsável por essas obras. Com um lance vitorioso, o consórcio Novo Litoral, liderado pela CBI (Companhia Brasileira de Infraestrutura), se tornou a responsável.

Com um prazo de 30 anos, a concessão prevê um investimento de R$ 4,3 bilhões para a realização de obras estruturais, melhorias e a implantação de pedágios sem cancela, também conhecido como sistema free flow, nas rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manuel de Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga).

Na Mogi-Dutra, que recebe cerca de 54,9 mil veículos diariamente, o projeto prevê a tão esperada faixa adicional entre a SP-070 e Mogi das Cruzes, instalação de acostamentos e passarelas, assim como, a duplicação de trechos que passam pelo município de Mogi. Já a Mogi-Bertioga possui um fluxo diário médio de 11,6 mil veículos e, de acordo com o projeto, deve ganhar faixas adicionais, rampas de escape e novos acostamentos.

Embora o leilão já tenha ocorrido, a Prefeitura de Mogi reforçou sua posição contrária à instalação dos pedágios e disse que continuará trabalhando juridicamente na tentativa de barrar a medida, “defendendo os interesses da população e das forças produtivas do município”. Até o momento, são quatro frentes já instauradas, sendo três ações no Poder Judiciário e outra no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A conferir.

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