Eleito em todos os pleitos que já disputou (desde 2004, quando se elegeu vereador pela primeira vez), único prefeito reeleito na história de Salesópolis e único representante da Estância Turística a presidir o Condemat+ (o maior consórcio de municípios do Estado de São Paulo, com mais de 3 milhões de habitantes). Com essa trajetória vitoriosa, Vanderlon Gomes (PL) está prestes a encerrar o seu segundo mandato como prefeito de Salesópolis. Para fazer um balanço de seu trabalho, ele participou do programa Política Se Discute, na última segunda-feira (11), no canal do YouTube da GAZETA. Confira os principais trechos da entrevista:
GAZETA: O senhor tem um histórico político vitorioso. A que se deve isso?
Vanderlon Gomes: Graças a Deus eu tive muito sucesso na minha trajetória política, pela qual exerci todos os cargos públicos em Salesópolis. Todos aqueles que disputei, sai vitorioso. Desde a condição de candidato a vereador, em 2004, passando pela presidência da Câmara, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos. Em 2020, consegui o fato histórico de ser o primeiro prefeito reeleito na história da cidade. Tudo isso foi possível dentro da legalidade, das articulações políticas.
Ao terminar o mandato agora, em 31 de dezembro, saio com o sentimento de muito gratidão à população. Sempre tive muita ajuda do povo, com quem sempre pude contar. Seja na hora de realizar eventos, seja em relação a apoio em mutirões para limpeza pública. Ou seja, nós conseguimos conscientizar os salesopolenses a respeito da importância da participação dos moradores na gestão.
GAZETA: O Tribunal de Contas faz uma avaliação anual e criteriosa da maneira como os municípios são administrados. Como o senhor se saiu nesse quesito?
Vanderlon: Semana passada eu tive a grata satisfação de receber a notícia da aprovação das contas de mais um ano, no caso, de 2022. Já estamos no oitavo ano de gestão e temos seis contas aprovadas no Tribunal de Contas e cinco já aprovadas pela Câmara Municipal. A maior dificuldade do município sempre foi o aspecto financeiro, algo que nós conseguimos ajustar.
GAZETA: Portanto, o orçamento melhorou?
Vanderlon: Conseguimos muitos recursos de emendas parlamentares e também melhoramos o nosso orçamento. Só para se ter uma ideia, o orçamento de 2017 era de R$ 37 milhões. Para o próximo ano, o orçamento municipal está previsto em R$ 67 milhões, ou seja, nós duplicamos o orçamento. É articulação política, buscar todas as oportunidades de melhorar essa arrecadação.
GAZETA: O próximo prefeito vai assumir a cidade com uma situação mais tranquila em relação à quando o senhor assumiu pela primeira vez, em 2017?
Vanderlon: Vai ser um mandato mais fácil de conduzir daqui para a frente. Até porque a cidade está organizada, não devemos nada a fornecedores, para que o prefeito Rodolfo possa vir e fazer um grande mandato. Tudo o que foi possível nós fizemos. Agora, é desejar que a próxima administração possa fazer muitos serviços pela nossa administração. E ele (Rodolfo) vai contar com muitas coisas que vou deixar em andamento, tanto obras como licitações em andamento. E eu continuarei à disposição da população, fortalecendo ainda mais o Partido Liberal na cidade.