Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dr Saul Souza apresenta projeto que restitui direitos dos servidores de Poá

Projeto de Lei visa garantir direitos dos servidores perdidos durante a pandemia
Vereador Dr Saul Souza trabalha em prol do bem dos servidores / Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Os servidores públicos municipais de Poá poderão recuperar o direito de contabilizar o período de maio de 2020 a dezembro de 2021, quando se deu a pandemia de Covid-19, para garantir os benefícios relacionados ao tempo de serviço. O vereador Saul Souza (PP) apresentou um projeto de lei que prevê a ampliação para toda categoria dessa possibilidade concedida até então apenas para os profissionais das áreas de saúde e segurança em função do trabalho desenvolvido na época.

A proposta, protocolada em fevereiro e que no momento tramita na Câmara para futura votação, estabelece a restituição retroativa de direitos e benefícios dos servidores municipais associados ao tempo de serviço exercido entre 27 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021, durante vigência dos programas federativos de enfrentamento ao novo coronavírus.

A lei complementar municipal a ser alterada, conforme o projeto do vereador, é a de nº 191/2022, que permite aos trabalhadores da saúde e da segurança pública contarem com o período em atividade na pandemia para aquisição de direitos relacionados ao total de anos trabalhados. A propositura, inclusive, teve origem do projeto de lei complementar nº 150/20, do deputado federal licenciado Guilherme Derrite, que beneficia policiais civis e militares.

“Entendemos que é preciso corrigir essa injustiça com os demais servidores, como os da Educação, da Assistência Social, do setor administrativo do serviço funerário e de outras secretarias que também trabalharam durante a pandemia e não fizeram a quarentena. Essas pessoas merecem ter o reconhecimento da gestão municipal pelos serviços prestados ao município”, detalhou o parlamentar.

De acordo com Saul Souza, a categoria já teve perdas importantes nos últimos anos, como a redução do valor do vale-alimentação, e não tem condições de arcar com mais esse prejuízo. 

“O arrocho salarial e a perda ou suspensão de direitos, como progressão na carreira, sexta parte e licença-prêmio, precisam ser restituídos, conforme prevê o estatuto da categoria. É urgente e democrático que se proceda a restituição retroativa desses direitos e que seja feita a sua incorporação aos vencimentos dos servidores”, completou.

DEZ ANOS – No próximo mês de maio os servidores municipais de Poá completarão dez anos de exercício efetivo, concluindo, desta forma, o segundo período necessário para o recebimento da licença-prêmio, quinquênio e outros benefícios. Sem a aprovação do projeto de lei do vereador Saul Souza, o prazo para aquisição dos direitos terá que ser adiado por um ano e sete meses.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade