Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dia Mundial da Saúde Bucal: saiba como higienizar e prevenir problemas dentários

Entrevista com o doutor e presidente da APCD, Pedro Oliveira, esclarece os cuidados que devemos manter diariamente
Dia Mundial da Saúde Bucal I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Hoje, dia 20 de março, é o Dia Mundial da Saúde Bucal, criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários.

Pensando nisso, a GAZETA conversou com o doutor e presidente da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) de Mogi das Cruzes, Pedro Oliveira. Isto, com o intuito de manter você informado sobre a maneira correta de fazer a higiene oral.

Doutor Paulo Oliveira, presidente da APCD em Mogi das Cruzes I Foto: Cecília Siqueira

Confira abaixo todas as informações:

  1. Doutor, a saúde começa pela boca? Por que?

A saúde realmente começa pela boca. Existem diversas bactérias em nossa boca que são da flora natural e, através da escovação, a gente mantém essa flora equilibrada. A partir do momento que a gente deixa de higienizar, existe um desequilíbrio nessa flora que pode começar a afetar, pode vir até a cair na corrente sanguínea essas bactérias e causar algum problema.

Outra situação é exatamente a perda de dentes, né? Começa a ter cáries ou perdas de dente e, com isso, vai mastigar menos os alimentos. Consequentemente, os alimentos vão para o aparelho digestivo, menos triturado, o que também vai ter menos absorção de minerais de vitaminas que os alimentos podem dar. Então, por isso que a gente fala sempre, a saúde começa pela boca, pois isso daí pode desencadear diversas outras doenças.

  • Quais os cuidados diários que devem ser tomados para evitar problemas de saúde na boca?

Uma boa higienização é a escovação sempre após as refeições. Sempre que se alimentar, ingerir alguma coisa, a gente deve escovar os dentes. “Ah doutor, mas a minha vida é muito corrida”, então, se programe para fazer a higienização, pelo menos após as refeições principais.

O que não pode faltar é, principalmente, a higienização noturna, porque após a higienização noturna você deita e vai dormir, você vai ficar oito horas, às vezes até mais tempo com a boca fechada, e é ali é momento que a bactéria se desenvolve e pode dar alguma doença na boca.

  • É necessário passar em consulta com o cirurgião-dentista em qual periodicidade?

A gente pede a cada seis meses para o paciente estar visitando o dentista. Então, ele indo a cada seis meses no consultório do dentista e fazendo a higienização correta em casa, com certeza, isso é o suficiente para manter a longevidade dessa saúde bucal aí.

  • Como escolher a escova ideal? O enxaguante bucal deve ser usado por todas as pessoas e após todas as escovações? Por que?

A única coisa que eu mais me preocupo com a escova é a questão da cerda dela, a firmeza da cerda. A gente sempre pede para comprar uma escova macia. Essa é a principal dica, escova macia. Não pode ser aquela escova dura que pode agredir a sua gengiva machucar e daí causar outros problemas.

Qualquer escova vai higienizar legal, pois o que manda mesmo é a técnica da escovação, é o que você vai fazer. Você pode ter a melhor escova do mundo, se você não souber escovar, não vai limpar.

O bochecho é importante. Ele é legal, pode ser usado sim, mas o paciente tem que ter a consciência que não é para ser um substituto da escova e do fio dental. Em grau de importância, a gente vai colocar escova primeiro, fio dental depois e, por último, é o bochecho. Então, ele é um complemento.

  • Como a APCD tem ajudado nesse processo de conscientização e problemas dentários aqui em Mogi das Cruzes? O que tem sido feito, quais são os projetos e ações?

O dentista quando se forma, ele se forma generalista. Então, ele é um clínico geral e depois ele vai procurar algum curso de especialização e nós ofertamos esses cursos aqui.

Então, os dentistas vêm até aqui fazer o curso e, obviamente, os dentistas também precisam de pacientes para estar atendendo e se especializando nesses cursos, então, aí é que entra esse elo da APCD, onde a gente consegue atrair a população que precisa desse atendimento e a gente faz esse atendimento, essa conscientização aqui.

  • Como que esse público chega aqui até a APCD para esse atendimento com as pessoas que estão fazendo o curso de pós-graduação?

Bom, primeiramente a gente tem um site, onde tem as informações, os telefones de contato. Então, a pessoa entra em contato na secretaria, marca um horário e passa com o dentista para fazer uma triagem, onde vai ser visto a necessidade desse paciente e aí sim encaminhado para as especialidades que nós temos aqui.

12. O que o senhor falaria para uma pessoa que não está com uma higienização adequada, como ela deveria começar, o que ela deve realmente fazer?

Então, nunca é tarde para começar. Vá no dentista, faça um plano de tratamento e vá executando esse plano lentamente, gradualmente, dentro das possibilidades e vá resolvendo isso.

Para assistir a entrevista e ter acesso a mais informações, acesse o nosso canal no Youtube.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade