Meses atrás a GAZETA denunciou um mau atendimento que ocorreu com um leitor na agência bancária Sicredi, em Salesópolis. No último mês, um caso parecido aconteceu também na Estância Turística, mas, desta vez, no banco Santander.
Na situação, o morador, que preferiu não se identificar, foi até a agência com seu RG digital para descontar um cheque. O funcionário não realizou a transação por se tratar de um documento digital, causando um desconforto e um descaso ao cliente, que precisou pedir a outra pessoa para efetuar a troca.
Tanto a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) quanto a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), órgão que emite os documentos de identificação, confirmaram à GAZETA que o RG digital é um documento válido para identificação em todo o território nacional. Mas, de acordo com a Febraban, essa questão deve ser discutida diretamente com a própria agência bancária que ocasionou o entrave. “A orientação é que o cliente entre em contato com os canais de atendimento do banco em questão para que a instituição possa avaliar os procedimentos e reorientar as agências”.
Nota da redação
Como foi noticiado anteriormente, esta não é a primeira vez que este tipo de situação acontece. E, ao que parece, o mau atendimento prestado por ambas as agências se tornou parte da rotina dos funcionários.
Fato é que a Febraban, uma das principais entidades representativas dos bancos brasileiros, orientou aos clientes lesados a procurar a própria agência bancária, que se recusou a prestar o atendimento. O que leva a entender que, para este problema, não há solução, já que não há órgão competente que atue nestas questões.