Ao adentrar neste mês de outubro, passamos a estar exatamente a um ano de distância das eleições municipais de 2024. É natural, portanto, que a essa altura já haja algumas definições em relação à conjuntura que se apresentará à população nas urnas de todas as cidades do Brasil, como é o caso de Suzano, onde um nome desponta como forte candidato à sucessão de Rodrigo Ashiuchi (PL): seu secretário de Saúde, Pedro Ishi.
Além do prestígio que Ishi conquistou no meio político, essa força vem principalmente da população, que vem reconhecendo o trabalho feito na Pasta mais importante e complexa do município, como a GAZETA pôde constatar em conversa com moradores de diferentes bairros.
No bairro Miguel Badra Baixo, o empresário Sindervaldo Cândido de Souza, mais conhecido como Cabeção, é um exemplo dessas pessoas. Classificando a gestão Ashiuchi como uma das melhores da história suzanense, ele elogiou a atuação de Ishi: “A saúde é um negócio melindroso, mas a gestão do Pedro Ishi é uma gestão muito boa.”
Ele relembrou também o fato de o trabalho na Pasta ter sido iniciado em janeiro de 2021, ainda no epicentro da pandemia de Covid-19, e mesmo assim o jovem secretário conseguiu liderar o processo de recuperação, tornando a cidade a primeira da região a disponibilizar vacinas para crianças, inclusive.
Grande parte da popularidade vem também do apoio do bem avaliado Rodrigo Ashiuchi. É o caso do comerciante do Miguel Badra Alto, João Bosco, 73, que admite ainda não estar completamente ligado nas opções, mas que pretende votar no candidato que garanta a continuidade do trabalho.
“O atual prefeito está fazendo um bom mandato, tanto no primeiro quanto no segundo, então se o Ashiuchi está indicando e o Pedro Ishi é da confiança dele, eu acredito que ele vai trabalhar na mesma linha”, disse.
A também comerciante, desta vez do Centro, Carla de Souza Braga, 47, concorda. “Se a eleição fosse hoje eu votaria nele, a gestão tem sido feita com maestria”, dispara.
No distrito de Palmeiras, a esteticista Vitória Carolina Batista, 25, por sua vez, destacou a atuação política de Ishi como um todo. Ela explica: “Vendo as coisas que ele faz, está sempre com bons projetos, eu acredito que ele seja a melhor opção no momento.”
Há também quem deposite a confiança por conta da proximidade do político com a população. Para o comerciante e antigo morador da cidade Fernando Varejão, 78, o motivo para o possível voto é mais pessoal. “A eleição ainda está longe, mas eu votaria nele. Pedrinho é amigo da gente”, disparou.
Lideranças do PL apostam em Pedro Ishi
Além do grande apelo popular, o nome de Pedro Ishi agrada também importantes personagens da política suzanense, estadual e até nacional, já que já foi mencionado por Valdemar Costa Neto, Presidente Nacional do PL, partido de Rodrigo Ashiuchi e o mais forte da região, como o mais indicado à prefeitura. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Radar Noticioso, apresentado pela jornalista Marilei Schiavi na Rádio Metropolitana.
“É o candidato com melhores condições. O Pedro é um camarada simpático, agradável. O político tem de ser assim”, disse.
A GAZETA, portanto, procurou outras lideranças regionais do partido para falar do assunto.
Questionado, o deputado estadual e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), André do Prado, corroborou, via sua assessoria, com a afirmação de Valdemar e elogiou a atuação de Ishi em Suzano. “Ele tem feito um grande trabalho à frente da Secretaria Municipal de Saúde e tem mostrado sua capacidade e atuação no atendimento à população”, disse.
O deputado federal Marcio Alvino, também via assessoria, concordou com os correligionários: “Acredito que ele tem sido um grande secretário da Saúde, na última eleição obteve um número expressivo de votos, sendo um dos vereadores mais votados na cidade. Ele tem a confiança do prefeito Rodrigo Ashiuchi e, caso seja indicado para sucedê-lo, contará com o meu apoio.”