Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Clebão do Posto denuncia: ‘Transformaram o Paraíso da Grande São Paulo no paraíso da ineficiência administrativa’

Em entrevista exclusiva, pré-candidato a prefeito de Santa Isabel aponta as necessidades de melhorias da cidade
Clebão é o nome do PL para Santa Isabel
Clebão é o nome do PL para Santa Isabel - Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O ex-vereador isabelense Cléber Vinicius Kerchner (PL), o Clebão do Posto, concedeu entrevista exclusiva à GAZETA para fazer um balanço de suas atividades nos últimos três anos e apontar a forma como se prepara para 2024. No próximo ano, ele deverá estar entre os nomes que tentarão se eleger como o novo prefeito de Santa Isabel. Confira os principais trechos da entrevista:  

GAZETA: Clebão, você está encerrando um ciclo de experiência em Guararema. Quais são os pontos de principal destaque em relação a esse período?

Clebão do Posto: Verdade, aliás, encerrando três anos de muito trabalho onde pude adquirir muita experiência na minha formação profissional e política, Graças a Deus. 

Dois anos (2021/2022) trabalhando na assessoria legislativa e parlamentar, do deputado estadual e hoje presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, onde atuei diretamente com prefeitos de mais de 324 municípios em que tivemos intercessão de emendas e ações do deputado André e governo estadual, e nesse ano de 2023, na Prefeitura de Guararema, ciclo que encerro em 29/12, em que trabalhando diretamente e efetivamente com o prefeito Zé, exerci a função de secretário nas secretarias de Governo e na Secretaria de Gabinete, e acumulando também por um período a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico. 

Os pontos positivos dessa experiência foram muitos, porém, o principal foi conhecer os problemas mais diversos que ocorrem em todos os municípios, ter um comparativo com os problemas que Santa Isabel enfrenta atualmente e aprender, na prática, como resolver os problemas por meio de gestão pública eficiente, de resultados para a população, com responsabilidade, transparência e sem corrupção. 

Com a experiência adquirida, concluo e cravo que é possível sim construir uma Santa Isabel que sonhamos e que a população merece: uma Santa Isabel muito melhor.

GAZETA: Guararema é um exemplo de administração, até porque conta com selo ISO 9000. O que você adotaria de política pública em um eventual mandato como prefeito de Santa Isabel?  

Clebão do Posto: Guararema foi eleita cidade nº 1 do estado de São Paulo recebendo o Prêmio Franco Montoro, da Associação Paulista dos Municípios e Tribunal de Contas de São Paulo, por eficiência e competência em gestão pública. Também é a única prefeitura no Brasil 100% ISO 9001 em Qualidade de Gestão, e muito me orgulho de fazer parte do projeto que estamos concluindo ainda nesse ano de Cidade ISO 14001 em normas de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Isso me dá total convicção que se Deus abençoar e a população nos permitir um eventual mandato, é extremamente necessário a modernização administrativa, para valorizar os seus servidores como deveria. 

A cidade não oferece um serviço eficiente à população e não oferece estrutura necessariamente moderna para que os servidores possam desenvolver o seu melhor. Falta infraestrutura predial, tecnológica e valorização dos servidores para então se obter resultados. Precisamos tirar a administração isabelense do sistema defasado e modernizá-la para um sistema que se aproxime do sistema profissional de gestão pública eficiente e de resultados para a população.

GAZETA: Apesar de Guararema ser modelo, toda cidade tem seus potenciais e diferencias. Santa Isabel, por exemplo, pode aproveitar melhor quais potenciais?

Clebão do Posto: São realidades totalmente diferentes, municípios em situações administrativas diferentes, gestores muito diferentes e populações com problemas diferentes. Guararema me serve de exemplo em soluções de problemas, pois lá também existem problemas e principalmente já tiveram muitos problemas que hoje enfrentamos em Santa Isabel. 

Agora, é inegável que Santa Isabel tem muito potencial de crescimento e desenvolvimento. Classifico que possui potenciais maiores até que Guararema, porém, o que tenho certeza que atrasa o desenvolvimento para nossa cidade é definitivamente a gestão, o prefeito. Santa Isabel está estagnada, com péssima gestão administrativa, que não gera emprego. Hoje, esse é o principal problema da cidade.

A infraestrutura, seja de prédios públicos e serviços, encontra-se abandonada, saúde parada no tempo, por três anos, educação inerte e oportunidade zero para novos investimentos privados. 

Temos um potencial turístico, geograficamente falando, maior do que nossas cidades vizinhas, porém, inexplorado pela falta de infraestrutura que propicie essa exploração. Não temos políticas públicas eficientes para atração de empresas de grande porte, nem tão pouco apoio ao pequeno e médio empresário. Uma cidade que não gera emprego não gera oportunidades, não gera fluxo financeiro no seu comércio e mercado interno, muito menos melhora a qualidade de vida da população. 

Santa Isabel precisa valorizar o seu melhor potencial, que é a nossa população. O isabelense precisa ter emprego e renda, e isso a atual administração transfere a responsabilidade para a própria população, que precisa, em sua grande maioria, viajar para São Paulo e cidades vizinhas para conseguir seu emprego e sobreviver. 

Toda nossa região é repleta de oportunidades, olhem Arujá, Guararema e hoje Igaratá, já Santa Isabel, cravada no meio, com população só menor do que Arujá, nessas três vizinhas, está estagnada, parada no tempo por ineficiência administrativa. Em um eventual mandato, nosso foco será na infraestrutura, emprego e renda para a população.  

GAZETA: O Ranking IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) 2022 mostra que Santa Isabel possui nota considerada como “Crítica” em relação a investimentos. De que maneira você avalia essa situação?

Clebão do Posto: Infelizmente tomei conhecimento do Ranking com tristeza, porém, não me impressiona, não me surpreende, repito, infelizmente. Hoje vivencio gestão pública de qualidade e é totalmente o oposto da realizada pelo prefeito Carlos Chinchila. Onde eu trabalho, quem manda é o prefeito, quem faz gestão é o prefeito, quem escolhe as prioridades é o prefeito, quem aplica as soluções é o prefeito e quem dirige o município é o prefeito. 

Somos colaboradores técnicos e temos que apresentar resultados. Santa Isabel vive um desgoverno onde o prefeito é o último que manda, ganhou nas urnas e perdeu a administração no dia seguinte. Quem manda é ineficiente e engana a população com ações eleitoreiras de reta final de mandato, esconde três anos de inércia e ainda usa da política, de poderio financeiro e de coação para exercer a força da caneta. Mas isso não é democracia e nem gestão pública, a população saberá escolher nas urnas para sair dessa gestão de maquiagem e ilusão. 

A população carece de ações públicas constantes nos quatro anos de mandato, o Ranking classifica como crítica a relação de investimentos pois nada foi investido, nada construído, nada modernizado nesses últimos três anos. Agora fica a pergunta que deve ser a minha dúvida e da população: onde está o recurso que Santa Isabel possui e deveria ser aplicado? 

GAZETA: Ainda de acordo com o Ranking, Santa Isabel tem a pior posição do Alto Tietê no item “Investimentos”, além de ocupar a posição 595º entre os 645 municípios de todo o Estado de São Paulo. Porque Santa Isabel vai tão mal em relação a investimentos na cidade?

Clebão do Posto: Infelizmente repito, gestão pública ineficiente e incompetente exercida pelo prefeito Carlos Chinchila, ou melhor, por quem ele deixa governar no lugar dele. E pior ainda, repleta de falta de transparência. Santa Isabel não merece uma colocação dessa em um Ranking de Investimentos, posição entre os 50 últimos municípios do Estado de São Paulo, uma vergonha. Transformaram o ‘Paraíso da Grande São Paulo’ no ‘Paraíso da Ineficiência Administrativa’. Triste realidade. 

GAZETA: 2024 está aí. Qual o seu planejamento político para o ano que vem?

Clebão do Posto: Continuarei levando com o Partido Liberal (PL) e os demais partidos de apoio, com todos os políticos de bem da cidade e todos que queiram libertar Santa Isabel desse desgoverno, uma proposta verdadeiramente de gestão. 

Temos o planejamento político todo pronto, as ações planejadas para iniciarem 2024 sendo realizadas, propostas verdadeiramente reais para a população. Levaremos no período eleitoral uma oportunidade da população escolher o lado do bem. Santa Isabel pode mais, quer mais e precisa de muito mais. Queremos fazer e sabemos como fazer. Contaremos com todos que queiram caminhar conosco nesse projeto de gestão e futuro melhor para Santa Isabel.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade