Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Automação logística vem se mostrando eficaz na indústria

A automatização logística é uma alternativa que vem facilitando o setor a alcançar melhores resultados e a transformar através da tecnologia processos que costumavam ser longos, gerando grandes custos e perda de produtividade.
Automação logística vem se mostrando eficaz na indústria
Automação logística vem se mostrando eficaz na indústria

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A automatização logística é um conceito que engloba o uso de tecnologias e recursos próprios para realizar tarefas de forma programada e automática. Nesse sentido, sistemas de gestão, por exemplo, ficam responsáveis pela emissão de documentos e indicam o melhor roteiro de entregas de mercadorias. Segundo informações da empresa TOTVS, a automatização logística emergiu com o intuito de transformar os processos industriais, oferecendo uma combinação de maior eficiência e resultados em diversos setores.

Segundo um estudo realizado pela McKinsey & Company, Inteligências Artificiais que impulsionam a automação dentro do setor logístico podem reduzir em 10% os gastos com a mão de obra. Além disso, o transporte é outra área cuja automação de serviços (com o auxílio de softwares como roteirizadores e TMS) pode reduzir bastante os gastos que, atualmente, giram em torno de 63,5% de todo o custo logístico total. Além disso, a automatização logística está possibilitando uma análise de dados mais abrangente, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. Ao aproveitar tecnologias como inteligência artificial e machine learning, as empresas podem antecipar demandas, otimizar rotas e melhorar a alocação de recursos.

A logística automatizada tende a gerar a diminuição do tempo de espera entre a compra e a entrega, fator determinante para que o cliente finalize a compra. “A automação e redução do shipping time com o uso de sorters em nossos centros de distribuição, são capazes de processarem mais de 345 mil encomendas por dia”, comenta Bruno Henrique, VP de Operações e Transportes da companhia Sequoia. Ao todo, são 22 sorters nos Centros de Distribuição da Sequoia, que estão situados, estrategicamente, em locais com facilidade de acesso às principais rodovias e terminais de transporte de carga do Brasil. Entre eles, os Portos de Santos (SP), Navegantes e Itajaí (SC). Outro exemplo disso é a empresa Prevemax, com a implementação de logística automatizada reduziu seus custos de frete de 7% para 4,5%, no último ano de 2023, segundos dados InforChannel.

A adoção da automatização logística não é apenas uma questão de modernização, mas sim uma necessidade para permanecer competitivo em um mercado global cada vez mais exigente”, afirma o especialista Luis Campos. “Aqueles que investem em tecnologias automatizadas estão posicionando suas operações para alcançar níveis inéditos de eficiência e qualidade.” À medida que a automatização logística continua a evoluir, espera-se que seu impacto na eficiência e qualidade dos processos industriais seja ainda mais pronunciado. As empresas que abraçam essa tendência estão liderando o caminho rumo a um futuro logístico mais inteligente, ágil e lucrativo.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
Reportagens - 5674
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade