Parece que foi ontem, mas os eleitos em 30 de outubro de 2022 vão completar 100 dias de governo na próxima segunda-feira (10). Fase reconhecida como “lua de mel” entre governantes e governados, o período serve como “balão de ensaio” para o que está por vir até 31 de dezembro de 2026. Vale lembrar que Dilma Rousseff sofreu impeachment quando a sua popularidade ruiu. Portanto, é fundamental que os resultados práticos repercutam no cotidiano da população.
No plano nacional, pesquisa Datafolha assegura uma margem de 38% de aprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Embora conte com mais de 1/3 de avaliação positiva perante a população, o resultado é a pior performance de Lula, uma vez que ele contava com mais de 40% de aprovação no início dos mandatos anteriores (2003 e 2007). A dúvida é: Lula não está correspondendo às expectativas ou o bolsonarismo segue forte na cultura política nacional?
Em São Paulo, o Datafolha ainda não mediu o índice de satisfação dos paulistas em relação ao mandato do governador Tarcísio de Freitas. Entretanto, é possível afirmar que o Governo de São Paulo vem surpreendendo pela rapidez com que age a equipe do ex-ministro da Infraestrutura.
Por fim, mas não menos importante, é imprescindível destacar que o deputado estadual André do Prado assumiu a presidência da Alesp. Representante do Alto Tietê, ele também deve ser acompanhado pela população da região, uma vez que as suas reeleições ocorreram justamente pelos resultados que ele até então entregou para a região.