Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trabalho de Vanderlon Gomes no ‘Comitê de Bacias’ recebe elogios

Lideranças políticas reconhecem atuação do prefeito de Salesópolis em prol da região
No centro da imagem, Vanderlon Gomes conduz reunião do CBH-AT / Foto: Bruno Arib

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

No Dia do Rio Tietê (22 de setembro), o Condemat obteve a aprovação de um importante projeto para apoiar a gestão de recursos hídricos e combater as enchentes na região. Na ocasião, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), que reúne 36 cidades, habilitou o Plano Diretor Regional de Drenagem para financiamento pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O estudo vai abranger as nove cidades do consórcio localizadas na sub-bacia Cabeceiras, que são Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. As boas notícias para a região, entretanto, vão muito além do Plano de Drenagem.

Durante plenária realizada na Barragem da Ponte Nova, em Salesópolis, o CBH-AT indicou 17 projetos para contratação junto ao Fehidro neste ano, os quais somam mais de R$ 78 milhões. Desse total, mais de R$ 67 milhões – ou 85% – serão aportados na região, em projetos do Condemat e das prefeituras de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Salesópolis e Suzano.

“Nossa região tem promovido um trabalho muito estreito com o DAEE na busca de soluções conjuntas na área de drenagem e manejo das águas pluviais, principalmente para equacionar as enchentes que geram muitos transtornos à população. Esse anúncio coroa essa parceria e nos dá fôlego para continuarmos nesse caminho”, destacou o presidente do CBH-AT e coordenador do Fórum Paulista de Comitês de Bacia, Vanderlon Gomes (PL).

ELOGIOS – Procurados pela GAZETA a respeito da importância do Comitê de Bacias ser presidido por um prefeito do Alto Tietê, prefeitos da região e até de outras áreas da Grande São Paulo, como é o caso do prefeito de Mairiporã, Walid Ali Hamid (PSDB), o Aladim, reconheceram a liderança de Vanderlon.

“Eu me surpreendi demais. Não conhecia o Vanderlon, prefeito de uma cidade de 17 mil habitantes que deu um verdadeiro espetáculo de condução diante de prefeituras de Mogi das Cruzes, Suzano, Biritiba, Mairiporã e outras tantas prefeituras. Os municípios que produzem água geralmente são preteridos quanto existem recursos. Com Vanderlon, pela primeira vez houve alguém que fez um trabalho técnico e político para que todos pudessem ter amparo técnico financeiro para resolver os problemas e as compensações. Então, fica minha mais nobre reverência e agradecimento ao nosso querido prefeito Vanderlon”, disse Aladim.

O prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE), também deixou seu elogio.

“É muito significativo ter o Vanderlon [como presidente do CBH-AT], ainda mais sendo uma cidade que em quase a sua totalidade é uma área de manancial, é difícil você conseguir alguma coisa em Salesópolis, por conta da questão ambiental, e essa liderança não é só regional, mas de todas as bacias.”

Por fim, o prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues (PP), também fez questão de reconhecer o trabalho de Vanderlon.

“Nós escolhemos o Vanderlon porque justamente a nascente do Rio Tietê é lá. Então, o Vanderlon entende muito da causa. A gente luta muito por essas cidades que fornecem água. Temos que dar valor a esses municípios que produzem o que há de mais essencial para o ser humano, que é a água. Ninguém melhor que ele, que entende a causa, que é representante do município onde nasce o Rio Tietê que nos representa, ainda mais sendo do Alto Tietê, portanto, a luta é pela nossa região. Eu fico muito feliz de o Vanderlon estar lá, ele está realizando um excelente trabalho”, concluiu.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *